Conteúdo Opinativo

Candidato que tiver padrinho mais forte ganhará cargo de desembargador do TJ

Por 09/07/2022 - 08:37

ACESSIBILIDADE

Divulgação
Tribunal de Justiça de Alagoas
Tribunal de Justiça de Alagoas

O Tribunal de Justiça de Alagoas deve completar seu quadro de 18 membros até o fim do ano com a nomeação do representante da classe dos advogados. O nome do novo desembargador sairá da lista sêxtupla escolhida em eleição direta da categoria promovida pela OAB-AL na cota do quinto constitucional.

O resultado da eleição deve ser divulgado até segunda-feira, 11, após a contagem dos votos pelas 10 subseções da OAB no estado. Os mais votados irão compor a lista sêxtupla a ser enviada ao Tribunal de Justiça para escolha dos três finalistas.

Vale lembrar que a formação da listra tríplice será da livre escolha dos membros do tribunal, sem levar em consideração a posição dos candidatos na lista sêxtupla. O critério é unicamente político e pesará na escolha dos finalistas a força política de cada postulante.

Não há prazo legal para o TJ definir a lista tríplice a ser encaminhada ao governador, a quem cabe nomear o futuro desembargador. Mas pela pressão política em torno desse disputado cargo, é possível que essa nomeação seja efetivada até as eleições de 2 de outubro.

As últimas pesquisas de intenção de voto realizadas por escritórios de advocacia sinalizam que os nomes mais cotados para compor a lista sêxtupla são Fábio Ferrário, Daniel Brabo, Lavínia Cavalcante, Cláudia Lany, Roberto Mendes, Othoniel Pinheiro, Eduardo Campos, Cacá Gouveia e Alberto Maya.

A disputa pela indicação do novo membro do TJ envolve Marcelo Victor, presidente da Assembleia Legislativa; Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados; e, o poderoso ministro do STJ Humberto Martins, que emplacou o último desembargador nomeado – Ivan Vasconcelos Brito – e o próximo presidente da Corte, Fernando Tourinho.

O candidato que tiver padrinho mais forte ganhará o cargo de desembargador, com salário vitalício, vários assessores de livre nomeação, carro oficial e motorista, além de penduricalhos que elevam seus vencimentos ao topo da pirâmide social.


Encontrou algum erro? Entre em contato