Conteúdo Opinativo

Unimed: uma estrutura empresarial arcaica

Por 19/06/2022 - 08:15

ACESSIBILIDADE

Divulgação
Modelo cooperativista é o guarda-chuva protetor que ampara a Unimed das críticas em relação ao seu fraco desempenho
Modelo cooperativista é o guarda-chuva protetor que ampara a Unimed das críticas em relação ao seu fraco desempenho

A Unimed Maceió é líder em assistência privada de saúde em Alagoas, com mais de 100 mil clientes. Sua marca
ainda desfruta de prestígio no mercado alagoano, o que, em parte, se deve ao fato de estar estruturada sob a forma de cooperativa, modalidade que induz ao entendimento de que seu objetivo como empresa é a prestação de serviços, em contraponto aos concorrentes de caráter privado.

Esse modelo cooperativista é o guarda-chuva protetor que ampara a Unimed das críticas em relação ao seu fraco
– e porque não dizer, sofrível desempenho – como prestadora de serviços médicos. Que fique claro que a Unimed Maceió é empresa privada, cujos custos são pagos por seus clientes, que deixam, além disso, um percentual de lucro que remunera sua rede de prestadores de serviço, diretores e funcionários.

 Mas salta aos olhos a estrutura empresarial arcaica da empresa, que funciona como há 50 anos. Sua sede administrativa é um velho navio ancorado no extremo do bairro do Farol, enquanto milhares de seus clientes habitam os bairros da orla da capital. Qualquer demanda burocrática exige uma longa viagem até esse núcleo administrativo. Quem vai ali tem a sensação de uma repartição burocrática, envelhecida e desconfortável e às
vezes, até carente de maior limpeza.

 O seu hospital, onde está o serviço de emergência, é de dar dó. Dezenas de pessoas costumam se aglomerar em sua recepção, como se estivessem dependendo da boa vontade de um sistema lento e ineficiente. Nem a covid, com seus riscos de contágio, foi capaz de mudar esse desconforto. Ali não vigora o princípio de que o cliente é o rei. Mais se assemelha a uma instituição filantrópica de precário atendimento.

O site da Unimed Maceió traduz seu superado conceito de atendimento. Serviços decisivos, como Declaração Anual do IR, ficam fora do ar no último mês de prazo da Receita Federal. Nem uma só explicação de parte da empresa, nem um só pedido de desculpa. Sua central telefônica funciona com baixa qualidade.

Fechando essa conversa, a Unimed Maceió funciona como se Maceió vivesse 50 anos no passado. Vale registrar a
paciência de sua clientela.


Encontrou algum erro? Entre em contato