Conteúdo Opinativo

Começa corrida em busca de formações de chapas para 2022

Por 22/11/2021 - 17:10

ACESSIBILIDADE


Já começou a maratona dos partidos políticos em busca da formação de chapas para as eleições proporcionais do próximo ano. Com o fim das coligações partidárias ficou bem mais difícil eleger deputados federais e estaduais, forçando os caciques a antecipar a montagem de acordos e alianças em busca de garantir participação no botim republicano.

Guerra diferente, mas não menos intensa, é travada nos bastidores do pleito majoritário para a definição dos candidatos a governador e senador. Isto porque os atores políticos podem esperar até meado do próximo ano para fechar acordos e anunciar as candidaturas.

Antes de entrar no vale-tudo da sucessão estadual, Renan Filho terá tempo suficiente para definir o futuro de seu projeto político, com ou sem o apoio do grupo liderado pelo deputado Marcelo Victor, que comandará o processo de escolha do governador-tampão. Isto se Renan decidir renunciar ao cargo para disputar a eleição.

Como nem mesmo os aliados mais próximos acreditam que o governador ficará no cargo até o final de seu mandato, Renan Filho deve fechar acordo com a Assembleia Legislativa em troca do apoio dos deputados à sua candidatura ao Senado.

Apesar de aliança política não ser documento passado em cartório, um de seus pressupostos é que as partes se comprometem a ceder espaços em troca de interesses mútuos. No caso, Renan Filho quer se eleger senador enquanto os deputados desejam eleger o governador no pleito do próximo ano.

É por essa aliança que o governador e o presidente da Assembleia vêm conversando há muito tempo, mas até agora só promessas e gestos de boa vizinhança. No entanto, se depender de Marcelo Victor, o acordo será selado até junho do ano que vem. “Até lá, só diálogo e avaliações de parte a parte”, disse o deputado à coluna.

Por enquanto, a Assembleia está focada em fortalecer o nome de Paulo Dantas como possível candidato a governador interino. Além de aliado de primeira hora de Marcelo Victor, o deputado Paulo Dantas é hoje uma das lideranças do Sertão com densidade eleitoral e chances de disputar o governo pelo voto direto.


Encontrou algum erro? Entre em contato