Conteúdo Opinativo

Governador Renan Filho deve sair em abril para disputar Senado

Por 23/10/2021 - 06:21

ACESSIBILIDADE

Agência Alagoas/Arquivo
Renan Filho
Renan Filho

A presença de Collor e de Arthur Lira na comitiva do ministro Tarcísio Freitas – que veio vistoriar a construção do terminal de passageiro do Porto de Maceió e outras obras federais – sinaliza para uma possível aliança entre o senador e o presidente da Câmara Federal. A dupla tem acompanhado todas as visitas do presidente da República e de seus ministros ao estado, atos que se tornam constantes em tempos de eleição.

Além de divulgar os investimentos do governo federal em Alagoas, essas visitas têm o objetivo de fortalecer o projeto da reeleição de Bolsonaro e destacar o apoio do presidente da República às candidaturas de Collor e de Arthur Lira. Outro propósito é enfraquecer uma possível candidatura de Renan Filho ao Senado na eleição do próximo ano. 

À medida que se aproxima o prazo final para o governador renunciar ao cargo, se quiser disputar o pleito de 2022, mais reduzida fica a possibilidade de uma aliança entre Renan Filho e o grupo de Arthur Lira, circunstâncias que fortalecem as relações de Collor com o presidente da Câmara. 

Faltando pouco mais de cinco meses para se desincompatibilizar do cargo, Renan Filho dá sinais de que irá disputar as eleições, mas só deixará o governo em 2 de abril, último dia do prazo. Tal decisão dificulta um possível acordo com o grupo de Arthur Lira, passando pelo aval da Assembleia, sob o comando do influente deputado Marcelo Victor. 

Sem essa aliança o governador fragiliza sua candidatura e corre o risco de ser atropelado pelo senador Fernando Collor, que há muito está em campanha pela reeleição. Já o projeto de poder do deputado Arthur Lira é renovar o mandato, eleger governador e senador, e assumir o controle político de Alagoas, junto com Marcelo Victor, aliado de primeira hora. Como nesse projeto não cabe Renan Filho, uma aliança com Collor ficaria mais fácil. 

Resumo da ópera: com uma só vaga ao Senado e outra de governador, o próximo senador de Alagoas será Renan Filho ou Fernando Collor, enquanto o novo governador será o candidato de Renan ou o indicado pelo grupo de Arthur Lira. Outros candidatos estarão na disputa, mas com poucas chances de vitória.


Encontrou algum erro? Entre em contato