Conteúdo Opinativo

Biu de Lira pode ser governador-tampão

Por 22/08/2021 - 14:23
Atualização: 22/08/2021 - 14:30

ACESSIBILIDADE

Agência Senado
Benedito de Lira
Benedito de Lira

No vai e vem dos bastidores da política alagoana a mais nova informação dá conta de que o governador-tampão poderá ser Benedito de Lira, atual prefeito da Barra de São Miguel, onde quase não aparece. Por lá, o prefeito de fato é o vice Floriano Melo – o faz tudo de Biu há anos – que, aliás, está fazendo um bom trabalho.

As conversas sobre esse arranjo político ainda são preliminares e dependem do aval dos deputados estaduais, que elegerão o governador interino, caso Renan Filho renuncie ao governo para disputar a única vaga de senador. Até lá, Jó Pereira é o nome de consenso entre os deputados para assumir o mandato interino.

A ideia de eleger Biu de Lira governador-tampão é fortalecer uma candidatura da Assembleia Legislativa ao governo do Estado na eleição do próximo ano e dar um polimento na biografia do pai de Arthur Lira, que se aposentaria como governador de Alagoas. Biu de Lira foi vereador, deputado estadual, presidente da Assembleia, deputado federal, senador e agora é prefeito. Só falta sentar na cadeira de governador.

A dúvida com relação a Jó Pereira é que a deputada tem independência política e cacife eleitoral suficiente para querer ir além de um mandato-tampão. Seus pares temem que, eleita governadora interina, Jó Pereira decida disputar a reeleição em 2022 sem amarras políticas.

Nessas circunstâncias, Benedito de Lira seria o nome ideal para comandar o governo interino e pavimentar o terreno para o candidato a governador indicado pela Assembleia no pleito do próximo ano. Além de estar em final da carreira política, Biu fortaleceria o projeto do filho Arthur Lira de ser o próximo chefe político do Estado.


Encontrou algum erro? Entre em contato