Conteúdo Opinativo

Assembleia dá passo decisivo para acordão com governo estadual

Por 10/07/2021 - 07:07

ACESSIBILIDADE

Reprodução TV Gazeta
Assembleia Legislativa de Alagoas
Assembleia Legislativa de Alagoas

A Assembleia Legislativa deu mais um passo decisivo na direção de um acordão político com o governo estadual visando o pleito majoritário do próximo ano. Após aceitarem os argumentos de que não há condições de devolver os 14% descontados dos aposentados – que eles próprios avalizaram –, os deputados aprovaram três empréstimos ao Estado que somam quase R$ 2 bilhões, sem qualquer objeção. 

Decisões dessa dimensão não costumam ocorrer sem barganhas ou acordos partidários, sobretudo em anos pré-eleitorais, quando as principais forças políticas entram em choque. Mais ainda quando estarão em disputa os cargos de governador-tampão, governador eleito e senador, com suas implicações nas eleições proporcionais de 2022. 

Desde que o vice-governador Luciano Barbosa deu adeus ao cargo e aos Calheiros, Renan Filho e o deputado Marcelo Victor abriram a temporada de negociações em torno de uma aliança para as eleições do próximo ano. Mas até agora os dois lados não chegaram a um acordo, dizem as partes interessadas. 

A aprovação dos empréstimos externos e do calote nos inativos pode ser a senha que faltava para governador e deputados acertarem as bases de um futuro acordo político. Não é segredo que o projeto de poder de Renan Filho passa por sua eleição ao Senado, da mesma forma que os deputados não abrem mão de eleger o próximo governador. 

Com uma única vaga de senador em disputa no pleito do próximo ano, Renan Filho precisa do apoio dos deputados para não correr o risco de ficar sem mandato e interromper seu projeto político. Afinal, o atual ocupante do cargo, Fernando Collor, não pretende largar o osso tão facilmente, e já botou a campanha nas ruas.


Mantenha-se muito bem informado com as notícias mais importantes do dia de graça direto no Telegram.
Encontrou algum erro? Entre em contato