Conteúdo Opinativo

Deputados e Fazenda fecham acordo para não devolver os 14% dos aposentados

Por 27/06/2021 - 07:16
Atualização: 27/06/2021 - 07:23

ACESSIBILIDADE

Ascom ALE
Pacto sinaliza um gesto de boa vontade da Assembleia com o governo estadual
Pacto sinaliza um gesto de boa vontade da Assembleia com o governo estadual

Deputados e Secretaria da Fazenda chegaram a um acordo para o Estado não devolver os 14% descontados dos servidores aposentados, de abril de 2020 até agora. Mais que uma derrota para os inativos, o pacto sinaliza um gesto de boa vontade da Assembleia Legislativa com o governo estadual.

Sacrificar os aposentados têm custos eleitorais e os parlamentares sabem disso, mas preferem correr esse risco calculado em nome de uma possível aliança com o governador para o pleito de 2022. É a velha história da briga entre o mar e o rochedo, que sempre sobra para o marisco.

Desde o início do ano Renan Filho e Marcelo Victor, chefes dos dois poderes, tentam se acertar em torno de uma aliança que atenda aos interesses de ambos os lados nas eleições do ano que vem. Mas, até agora, o governador e o presidente da Assembleia não conseguiram resolver as divergências; que não são poucas.

O pacto político exige renúncias, mas ninguém quer perder poderes e possibilidades de novas conquistas no pleito de 2022, sobretudo na disputa majoritária. Os deputados querem sinal verde do Palácio para eleger o próximo governador em troca de apoio à candidatura de Renan Filho ao Senado.

Com uma gestão aprovada pelo povo e os cofres cheios, Renan faz corpo mole e vai empurrando com a barriga qualquer acordo político para as próximas eleições. Segundo alguns de seus aliados, essa possível aliança não sairá antes de abril próximo, quando o governador deverá se afastar para disputar as eleições.


Encontrou algum erro? Entre em contato