Conteúdo Opinativo

Renan Filho parece estar decidido a disputar o Senado sem a ALE

Por 29/05/2021 - 07:06

ACESSIBILIDADE

Agência Alagoas
Renan Filho durante coletiva
Renan Filho durante coletiva

Pelo ritmo acelerado das mudanças na sua equipe de governo, Renan Filho parece estar decidido a disputar o Senado sem aliança com a Assembleia Legislativa. Essa é leitura dos deputados, que até agora sequer foram consultados sobre a escolha dos novos integrantes do governo. 

Renan também deve ter descartado a possibilidade de um acordo político com o deputado federal Arthur Lira, hoje seu maior adversário. A recente visita de Bolsonaro a Alagoas, com Arthur Lira debaixo do braço, deve ter contribuído para azedar de vez a relação do governador com o presidente da Câmara Federal.

Para apoiar uma possível candidatura de Renan Filho ao Senado os deputados estão cobrando do governador um preço que ele não estaria disposto a pagar: renunciar ao cargo ainda este ano, desistir de lançar um nome à sua sucessão e apoiar um candidato a governador indicado pelo grupo de Arthur Lira. 

Se o preço a pagar é alto, maior poderá ser o estrago político-eleitoral para o projeto de poder de Renan Filho, que passa pela eleição de senador no próximo ano. Sem um acordo, o governador assume o risco de ter um sucessor interino indicado pelos deputados e que certamente lhe fará oposição. Mas ao que tudo indica, Renan está disposto a pagar para ver. 

Foi assim no embate com seu vice Luciano Barbosa, quando o governador mobilizou todo seu arsenal político-partidário e jurídico, perdeu a parada e agora corre para reduzir os prejuízos. Fontes da Assembleia, no entanto, dizem que as portas estão abertas para o diálogo, mas as chances de um acordo vão se reduzindo a cada semana.


Encontrou algum erro? Entre em contato