Conteúdo Opinativo

Marcelo Victor deve assumir governo estadual em abril de 2022

Por 08/05/2021 - 08:19
Atualização: 08/05/2021 - 10:08

ACESSIBILIDADE

Divulgação
Marcelo Vitor e Renan Filho
Marcelo Vitor e Renan Filho

À medida que se aproximam as eleições do próximo ano crescem as dúvidas do governador Renan Filho sobre concluir o mandato ou renunciar ao cargo para concorrer à única vaga de senador. 

Para disputar as eleições Renan Filho precisa deixar o governo até o dia 2 de abril de 2022 e passar o cargo ao governador-tampão, que tanto pode ser aliado como adversário. Tudo depende de negociações com os deputados, eleitores do governador interino. 

Com a renúncia de Luciano Barbosa após se eleger prefeito de Arapiraca, a vaga de vice passou para o presidente da Assembleia, Marcelo Victor, que deve assumir o cargo de governador-tampão com direito a reeleição, ou indicar outro nome, do Legislativo ou de fora. 

Esse é o xis da questão. Para ter o apoio do Legislativo à sua candidatura ao Senado, o governador precisa ceder os anéis para salvar os dedos. Traduzindo: antecipar a entrega do governo à oposição em troca de um possível mandato de senador. 

Aliados dizem que o desejo de Renan é concluir o mandato e realizar as obras de que Alagoas tanto precisa. Até porque está de cofre cheio e tem uma gestão bem avaliada. Mas a oposição acredita mais em blefe do governador para acalmar aliados e pressionar adversários, como forma de barganha. 

A maior preocupação do governador, no entanto, é com o seu futuro político, que passa pela eleição de senador já no próximo ano. O mais certo é que com ou sem apoio da Assembleia Renan Filho deve disputar a próxima eleição temendo passar quatro anos sem mandato.


Mantenha-se muito bem informado com as notícias mais importantes do dia de graça direto no Telegram.
Encontrou algum erro? Entre em contato