
As novas relações políticas do prefeito de Arapiraca com Renan Filho, Fernando Collor e Arthur Lira indicam que Luciano Barbosa é hoje a maior liderança do interior, disputada pelo governador e seus adversários.
Apesar do massacre que sofreu por trocar o cargo de vice-governador pela Prefeitura de Arapiraca, Barbosa não rompeu com o governo nem descartou a possibilidade de apoiar a candidatura de Renan Filho ao Senado na eleição do próximo ano. Bom para o município que vai faturando ajuda dos dois lados.
Renan Filho e o pai-senador trabalham em tempo integral para reconquistar o apoio do ex-vice-governador e ex-amigo de infância, mas sabem que houve quebra de confiança, e cristal quebrado dificilmente se conserta.
Mas o governador não abrirá mão tão facilmente de seu projeto de poder e começa a construir pontes para conquistar o eleitorado de Arapiraca. A nomeação de Fabiana Pessoa para uma secretaria de Estado é a primeira pedra dessa construção.
Ex-vice do falecido prefeito Rogério Teófilo, e esposa do deputado federal Severino Pessoa, Fabiana e o marido podem garantir muitos votos a seus aliados. Mas nada se compara à sólida liderança política de Luciano Barbosa, fortalecido pela série de erros e desacertos dos Calheiros, alguns deles validados pela Justiça Eleitoral no último pleito municipal.