Conteúdo Opinativo

Poços artesianos da Casal estão contaminados com nitrato e caramujos

Por 06/03/2021 - 07:15

ACESSIBILIDADE

Divulgação
Consumidores estão recebendo água contaminada
Consumidores estão recebendo água contaminada

Quase todos os 300 poços artesianos operados pela Casal em Alagoas estão contaminados com alto índice de nitrato e caramujos-africanos, que podem provocar graves danos à saúde humana. O nitrato é um composto químico usado ao longo de décadas pelas usinas de açúcar como fertilizante e chega aos lençóis freáticos pela infiltração das águas de chuva. 

Já o caramujo invadiu os poços da Casal através da captação de água no Rio São Francisco. Dos 300 poços, 180 estão contaminados pelo nitrato, 40 foram invadidos pelo caramujo-africano e o restante ainda está em análise. A contaminação foi constatada após análise da água de todo o sistema de abastecimento de Alagoas pela empresa que comprou a Casal. 

Segundo a OMS, o nível de nitrato na água para consumo humano acima de 10 mg/l pode causar graves problemas de saúde, sobretudo das crianças. Já o caramujo-africano é um molusco invasor que também pode transmitir várias doenças ao homem. A BRK Ambiental deve divulgar relatório sobre o caso e anunciar as providências para preservar a saúde da população. Até lá, o melhor é beber água mineral.


Encontrou algum erro? Entre em contato