Conteúdo Opinativo

Renan Filho terá dificuldades em consolidar seu plano ao Senado

Por 04/12/2020 - 08:22
Atualização: 04/12/2020 - 08:35

ACESSIBILIDADE

Reprodução/Facebook
O governador Renan Filho durante live transmitida pelas redes sociais
O governador Renan Filho durante live transmitida pelas redes sociais

As eleições municipais deste ano alteraram o quadro político estadual e deram novo rumo ao xadrez eleitoral com efeito no pleito de 2022 em Alagoas. 

A vitória da oposição em Maceió e em Arapiraca forçará Renan Filho a refazer seu projeto de poder e costurar novas alianças políticas para as próximas eleições. 

A derrota do governador nos dois maiores colégios eleitorais do estado fortaleceu o senador Fernando Collor, o deputado federal Arthur Lira e seu aliado Marcelo Victor, presidente da Assembleia Legislativa. 

Com esse novo desenho político, Renan Filho terá maiores dificuldades em consolidar seu plano de disputar a única vaga de senador em 2022, hoje ocupada por Fernando Collor.

Da mesma forma, o governador terá que redobrar esforços para fazer o sucessor no próximo pleito. Até porque não tem um nome forte para lhe suceder, a menos que abra espaço para novos aliados. Esse quadro se agrava ainda mais com o divórcio de seu vice-governador Luciano Barbosa, com litígio sem data para acabar. 

Em situação bem mais confortável estarão Arthur Lira, Fernando Collor e Marcello Victor, que deverão comandar o processo eleitoral de 2022. Arthur quer ser governador, Collor buscará a reeleição e Marcelo Victor disputará uma vaga na Câmara Federal.

Esse é o time escalado para enfrentar o governador na batalha eleitoral de 2022, a menos que até lá surjam novas alianças. O que não é nada incomum em Alagoas, onde até boi pode voar.


Encontrou algum erro? Entre em contato