Conteúdo Opinativo

A vez de Luciano Barbosa e o impasse com o governador

Por 11/09/2020 - 15:11
Atualização: 11/09/2020 - 15:28

ACESSIBILIDADE

Divulgação
Renan Filho e Luciano Barbosa durante coletiva e imprensa
Renan Filho e Luciano Barbosa durante coletiva e imprensa

A morte prematura de Rogério Teófilo precipitou os acontecimentos políticos não só em Arapiraca, mas também no Estado.

Rogério tinha chances reais de reeleição, mesmo diante da guerra sem trégua declarada pela vice Fabiana Pessoa que lutou até o fim para derrubar o prefeito e assumir o seu posto.

Mal assumiu a prefeitura, Fabiana declarou-se candidata à reeleição, mas acabou sozinha. Indignados com os ataques a Rogério Teófilo, até os aliados a abandonaram, matando seu sonho de ser prefeita-eleita de Arapiraca.

Com Rogério e Fabiana fora da disputa, o MDB virou a bola da vez, com chances reais de vitória, seja com deputado Ricardo Nezinho ou com o vice-governador Luciano Barbosa, ambos do mesmo partido.

Na briga interna, Luciano leva a melhor e deve ser o candidato do partido a prefeito de Arapiraca, retomando o cargo que já exerceu por duas vezes.

Mas existe uma pedra no caminho chamada Renan Filho. O governador não quer perder seu vice para evitar problemas em 2022 quando terá que se afastar para disputar o Senado.

Uma possível vitória de Luciano na disputa em Arapiraca abriria espaço para o presidente da Assembleia Legislativa assumir a vaga de vice e, nesse condição, virar governador-tampão, com direito à reeleição.

É tudo que o governador quer evitar. Para isso precisa convencer seu vice a desistir da disputa em Arapiraca e apoiar a candidatura do deputado Ricardo Nezinho.

O problema é que Luciano Barbosa tem tudo para se eleger prefeito de Arapiraca e dificilmente abrirá mão do sonho de voltar a governar sua terra.

Vaidoso e impopular, Luciano sabe que dificilmente será governador de Alagoas, pelo voto. Se permanecer no cargo de vice sua carreira política acaba no último dia do mandato de governador-tampão.


Encontrou algum erro? Entre em contato