Alagoas, 07 de agosto de 2020 23º min 26º máx
WhatsApp (82) 9.9982-0322
eleição atípica

Pandemia será o maior inimigo dos candidatos no pleito municipal

Professor Marcelo Bastos prevê uma abstenção histórica nas urnas

Redação

03/07/2020 08h08 - Atualizado em 03/07/2020 09h09

Eleições municipais
DivulgaçãoEleições municipais

A pandemia será o maior inimigo dos candidatos no pleito municipal deste ano. Ao pandemônio provocado pelo coronavírus some-se a crise econômica – que afeta a todos – e o desgaste dos governantes junto à população, sobretudo os segmentos mais carentes da sociedade.

Tudo somado e conferido, esses fatores formam a tempestade perfeita contra os candidatos às eleições deste ano, seja de esquerda, direita ou de centro. É o que diz recente consulta aos eleitores feita pela MB Pesquisa e Consultoria.

Ao analisar os números da pesquisa, o professor Marcelo Bastos prevê uma abstenção histórica no pleito deste ano. Lembra que esse indicador vem crescendo a cada eleição, mas será agravado pelos efeitos da pandemia.

Nas eleições gerais de 2018, quase meio milhão de alagoanos deixaram de votar, o que representou uma abstenção superior a 22%. No último pleito municipal, em 2016, a abstenção passou de 32%, somando-se aí os votos brancos e nulos.

A consulta realizada em Maceió pela MB Pesquisa revela uma abstenção acima de 26%, índice que deve crescer substancialmente em função da pandemia e dos problemas dela decorrentes, segundo avaliação do professor Marcelo Bastos.

Ele lembra que o pleito deste ano vai encontrar um eleitor revoltado com a situação econômica, o desemprego em massa e a falta de perspectiva, mais a desilusão com os governantes, que nunca cumprem as promessas de campanha.

“Além disso, o medo de contrair o vírus vai privar os candidatos de um contato direto com as comunidades e afastar o eleitor das urnas”, prevê o Marcelo Bastos.

Comentários
Curta o EXTRA no Facebook
Confira o nosso canal no YouTube
Siga-nos no Twitter
Siga-nos no Instagram Seguir </html>
Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.

A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.

Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.

publicidade