Conteúdo Opinativo

Pesquisa de cientista da Ufal ganha destaque internacional

Por 07/03/2020 - 09:49

ACESSIBILIDADE

Divulgação
Patrícia de Medeiros, vencedora da categoria Jovens Talentos
Patrícia de Medeiros, vencedora da categoria Jovens Talentos

No mês dedicado à mulher, nada mais gratificante do que a premiação de uma alagoana no concurso internacional "Para mulheres na ciência", promovido pela Fundação L'Oréal e a Unesco, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

A premiada é a etnobotânica da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) Patrícia de Medeiros, vencedora da categoria Jovens Talentos/Ciências Biológicas.

Patrícia de Medeiros desenvolve uma pesquisa com Plantas Alimentícias não Convencionais (Pancs), cujo objetivo é o de orientar pequenos agricultores sobre plantas comestíveis pouco conhecidas da população em geral, mas com potencial para agregar renda às comunidades. No ano passado, ela já havia sido contemplada na premiação nacional, junto com outras seis pesquisadoras brasileiras.

Ela é a única brasileira a figurar na lista de 15 pesquisadoras mais promissoras dentre quase 260 bolsistas distribuídas em cinco regiões do mundo: Europa, África e Estados Árabes, Ásia Pacífico, América Latina e América do Norte. Cada uma receberá 15 mil euros para a pesquisa que desenvolve.

Na categoria principal, as cinco cientistas premiadas – uma de cada região – recebem 100 mil euros.


Encontrou algum erro? Entre em contato