Conteúdo Opinativo

União entre JHC e Cunha pode acabar com planos de Renan

Por 08/02/2020 - 09:33
Atualização: 08/02/2020 - 09:37

ACESSIBILIDADE

Assessoria
O candidato a prefeito pelo PSB, JHC
O candidato a prefeito pelo PSB, JHC

Quando a sobrevivência dos caciques está em jogo, tudo pode acontecer em matéria de arrumação política e conchavos partidários, pelo menos em Alagoas. E o povo que se dane.

A possibilidade de vitória de JHC em aliança com Rodrigo Cunha pode abrir caminho para uma aliança branca entre Renan Filho e Rui Palmeira, num esforço conjunto para deter João Henrique Caldas e eleger Alfredo Gaspar de Mendonça no pleito de outubro próximo.

O que tanto assusta em JHC a ponto de unir os dois caciques? Seus aliados políticos argumentam que uma possível vitória do deputado com apoio do senador Rodrigo Cunha pode enterrar o sonho de Renan Filho de chegar ao Senado em 2022, e o de Rui Palmeira de governar Alagoas. Na dúvida, é melhor dividir a vitória do que chorar a derrota.

 Raciocinam que se a dupla conquistar a prefeitura da capital pode eleger Rodrigo Cunha governador e cacifar JHC para disputar a única vaga de senador na eleição de 2022, com ambição de mandar no estado por vários anos. Essa probabilidade, mesmo que remota, é reforçada pela virtual senadora Eudócia Caldas, mãe de JHC e suplente de Rodrigo Cunha.

As pesquisas de intenção de voto dão a JHC o segundo lugar, logo atrás do promotor Alfredo Gaspar de Mendonça, que ainda não oficializou sua pré-candidatura. Se o deputado tem bala na agulha para se eleger prefeito de Maceió só o tempo e os eleitores dirão.

Nessa possível aliança branca, quem sai perdendo é Ronaldo Lessa, que aparece em terceiro lugar nas consultas eleitorais, com chances de voltar a comandar Maceió. A decisão de Alfredo Gaspar de aliar-se ao governador levou Lessa a sonhar com o apoio do prefeito, que até agora não se pronunciou, e assim deve continuar.


Encontrou algum erro? Entre em contato