Conteúdo Opinativo

Alagoas é o 14º estado com maior rombo previdenciário

Por 09/08/2019 - 10:31
Atualização: 14/08/2019 - 11:50

ACESSIBILIDADE

Foto: Divulgação
Reforma da Previdência é uma das metas do governo federal
Reforma da Previdência é uma das metas do governo federal

Com um deficit de R$ 1,3 bilhão registrado em 2018, Alagoas é o 14º estado com maior rombo previdenciário do país. Com 72,2 mil servidores (55% ativos e 45% inativos), a relação entre ativos e aposentados se aproxima perigosamente de 1 para 1, o que agravará ainda mais a já precária situação da previdência estadual.

O consenso é geral: se o Senado não incluir Estados e municípios na reforma da Previdência, todos quebrarão, inclusive a União. No caso de Alagoas, Renan Filho tem se empenhado junto aos demais governadores do Norte e Nordeste para que os estados não fiquem fora da reforma, como defende o próprio governo federal.

A atuação do deputado Arthur Lira, líder do Centrão, foi decisiva para a Câmara rejeitar a inclusão de estados e municípios na proposta original. A esperança agora é o Senado.

Ao comandar a campanha contra a reforma da Previdência o deputado alagoano não atua em defesa dos pequenos servidores nem dos mais pobres, mas busca apenas e tão somente prejudicar o governador Renan Filho, a quem faz oposição, em troca de votos nas próximas eleições.

Para o chefete da vanguarda do atraso, a prioridade é se manter no poder a qualquer preço, não importa as consequências. Alagoas que se exploda.


Encontrou algum erro? Entre em contato