Conteúdo Opinativo

Braskem à venda

Por 01/02/2019 - 09:42

ACESSIBILIDADE

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Braskem será vendida para a multinacional LyondellBasell, uma das maiores petroquímicas do mundo, com atuação em 17 países e faturamento anual de 35 bilhões de dólares. As negociações tiveram início no ano passado e devem ser concluídas este ano.

A venda, no entanto, depende da Petrobras, que detém 47% das ações e pode exercer seu direito de preferência na compra da Braskem, cujo controle acionário é da Odebrecht, dona de 50,1% do capital votante.

Avaliada em R$ 40 bilhões nas bolsas de valores, a Braskem pode enfrentar queda no preço de suas ações devido aos problemas na exploração das minas de sal-gema que estaria provocando abalos sísmicos no bairro do Pinheiro, em Maceió.  

Envolvida em vários escândalos e acusada de pagar propina a políticos e executivos da Petrobras para combinar preços da nafta, a Braskem assinou acordo de leniência se comprometendo a pagar R$ 3,1 bilhões em multas e indenizações.

A esses problemas soma-se o endividamento da Odebrecht, que utiliza a Braskem como principal garantia para a obtenção de empréstimos, fato que a levou a negociar a venda de seu braço petroquímico. 

Antes que a Braskem seja vendida para quitar dívidas da Odebrecht, espera-se que o poder público defina quem são os responsáveis pelo afundamento do Pinheiro, o bairro condenado. 

E mesmo que a Braskem nada tenha a ver com os buracos que ameaçam engolir o bairro, não se deve esquecer a grave ameaça que seu terminal químico (ao lado da fábrica) representa para a população de Maceió.

 Incêndios e vazamentos de gás ocorridos na indústria ao longo dos anos, inclusive com vítimas, dão a medida do perigo e do seu potencial de risco para uma cidade com maios de um milhão de habitantes. É uma verdadeira bomba relógio.


Encontrou algum erro? Entre em contato