Conteúdo Opinativo

Bairro condenado

Por 19/01/2019 - 10:36

ACESSIBILIDADE

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

 Até agora não se sabe as causas do tremor no Pinheiro e Jardim Acácia, mas as consequências já são conhecidas: a região está condenada e seus imóveis imprestáveis.  

Na tentativa de reduzir os prejuízos, muitos proprietários colocaram casas e apartamentos à venda pela metade do preço, mas não aparece interessado. 

Só na área vermelha são mais de 500 imóveis atingidos. A pergunta que não quer calar: a quem responsabilizar pelos estragos e quem vai indenizar as famílias afetadas? 

O geólogo Abel Galindo, especialista em movimentação de solo, é o único técnico, até agora, a por em dúvida os relatórios da Braskem sobre os efeitos da extração de sal-gema na região do Pinheiro.  

Estudos da empresa química garantem que não há relação entre suas atividades de mineração e os abalos sísmicos ocorridos no Pinheiro, mas o professor Galindo não descarta essa possibilidade e sugere a realização de novos estudos sobre a questão. 

Abel Galindo lembra que a falha geológica existente na região poderia estar movimentando o solo e provocando rachadura nos imóveis. A dúvida é se a extração de sal-gema estaria ou não contribuindo para a ocorrência do movimento sísmico.


Encontrou algum erro? Entre em contato