Conteúdo Opinativo

Aposentadoria rural

Por 13/03/2017 - 10:37

ACESSIBILIDADE

Divulgação
Divulgação

Os trabalhadores rurais correm o risco de perder direitos adquiridos que garantem o mínimo para sobrevivência no campo. É que a reforma da Previdência proposta pelo Governo Temer praticamente acaba com a aposentadoria rural.

Ao exigir idade mínima de 65 anos e 25 de contribuição previdenciária, os produtores rurais dificilmente se aposentarão dada a sua expectativa de vida mais curta que os trabalhadores urbanos. Os que sobreviverem às novas regras chegarão lá, mas já com o pé na cova.

Num país de memória curta, não custa nada lembrar que foi a partir do Governo Collor (1990) que o trabalhador rural brasileiro conquistou uma aposentadoria digna, que reduziu a pobreza no campo e garantiu a subsistência de milhões de famílias.

Até então, os trabalhadores do campo recebiam um benefício equivalente a meio salário mínimo, garantido pelo PRORURAL . Ao regulamentar a legislação previdenciária, o presidente Fernando Collor elevou a pensão para um salário mínimo, tirando milhões de famílias da miséria, sobretudo nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. 

Enquanto o governo ameaça cortar direitos dos trabalhadores rurais, a Previdência Social banca hoje a maior concentração de renda do mundo: 1 milhão de aposentados do serviço público levam mais dinheiro que os outros 25 milhões de brasileiros aposentados pelo setor privado.  


Encontrou algum erro? Entre em contato