APÓS REUNIÃO

Bolsonaro e Trump falam: "Nunca os países estiveram tão próximos"

Por IG 19/03/2019 - 14:25

ACESSIBILIDADE

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O presidente Jair Bolsonaro se reuniu com o chefe de estado dos Estados Unidos, Donald Trump, na Casa Branca, no início da tarde desta terça-feira, 19. Os dois tiveram uma conversa a sós que durou cerca de 20 minutos. Depois, as comitivas foram convidadas ao Salão Oval para dar sequência ao diálogo.

Logo após o fim do encontro, os presidentes fizeram um pronunciamento à imprensa. "Ele tem feito um trabalho espetacular", disse Trump sobre Bolsonaro. "O Brasil é um grande amigo e nossos países nunca estiveram tão próximos quanto estão agora", completou o norte-americano. O republicano também fez questão de lembrar o quanto as campanhas dos dois foram parecidas.

"Depois de décadas de presidentes 'anti-americanos', o Brasil mudou a partir de 2019. Tenho muita coisa em comum com o senhor Donald Trump. Podem ter certeza que, a partir de hoje, o Brasil estará muito mais engajado com os Estados Unidos", disse o presidente brasileiro.

Depois, o norte-americano presenteou o brasileiro com uma camisa da seleção de futebol dos Estados Unidos. Bolsonaro repetiu o gesto e deu uma camisa da Seleção ao republicano.

Questionado pelos jornalistas sobre qual seria a contrapartida dos norte-americanos após o Brasil ceder a base Alcântara, Trump respondeu que a relação comercial entre os dois países nunca foi tão forte. "Estamos trabalhando em várias questões militares e sobre as questões dos vistos para tudo funcionar com mais facilidade", afirmou o republicano.

"Vamos discutir a questão da Venezuela, comércio, vários temas, o Brasil é um grande amigo", disse o chefe de estado norte-americano. Ainda sobre a questão venezuelana, Trump disse que a "opção militar ainda está em cima da mesa".


Encontrou algum erro? Entre em contato