INFORMAÇÃO

Veja a ficha completa dos parlamentares candidatos

Por Congresso em Foco 22/09/2018 - 09:36

ACESSIBILIDADE

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Desde que foi criado, há quase 15 anos, o Congresso em Foco virou referência no acompanhamento das atividades parlamentares, seja por meio de reportagens exclusivas, seja pela prestação de serviço, inclusive com levantamentos inéditos. Às vésperas da eleição reunimos informações que podem ajudá-lo a formar juízo sobre cada congressista que disputa o seu voto este ano.

No conteúdo a seguir, você descobrirá quais deputados e senadores respondem a acusações criminais e como cada um deles se posicionou nas principais votações. Saberá a quantas anda a assiduidade em plenário e quanto cada um gastou da verba destinada ao exercício do mandato. A iniciativa não tem o propósito de recomendar ou rejeitar qualquer candidato. Mas de servir como um instrumento de aferição do trabalho parlamentar.

Para ver por estados, clique aqui 

Olho neles

Mais de 90% dos congressistas disputam cargos nas eleições de outubro. São 558 deputados e senadores de olho no voto do eleitor: 470 tentam a reeleição e 88 buscam novos cargos. O elevado número dos que tentarão novo mandato no Congresso sugere um baixo índice de renovação.

A tendência é reforçada pelo novo modelo de financiamento eleitoral, que favorece quem já está na Câmara ou no Senado a obter recursos mais generosos do novo fundo público eleitoral, aprovado por esses mesmos parlamentares. Portanto, a hora é de ver quem tem mais serviço prestado para merecer o seu voto.

Um Parlamento qualificado pode conter as bobagens cometidas por maus governantes. Um Congresso ruim pode inviabilizar o melhor dos governos. É crucial prestar mais atenção nos votos que damos para o Legislativo e no que os eleitos fazem quando chegam lá. Para isso, o Congresso em Foco é fonte permanente de informações.


Encontrou algum erro? Entre em contato