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Perfis falsos são usados para manipular eleitores, diz pesquisa

Por Redação com agências 10/12/2017 - 06:52

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Foto: Divulgação
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Às vésperas das eleições do próximo ano, o debate sobre campanhas eleitorais nas redes sociais norteia o cenário político. Reportagem do site BBC Brasil revelou um exército de perfis falsos usado para influenciar eleitores. 

O esquema contaria, inclusive, com empresas especializadas, que contratam funcionários para alimentar esses perfis e emitir opiniões com objetivo de manipular a opinião pública em temas diversos, de interesse do contratante.

A jornalista Juliana Gragnani, que apurou o tema ao longo de três meses, descobriu que a estratégia de manipulação eleitoral e da opinião pública nas redes sociais seria similar à usada nas eleições americanas.

Políticos como os senadores Aécio Neves (PSDB-MG) e Renan Calheiros (PMDB-AL), além do atual presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), são apontados como possíveis beneficiados pelos serviços. 

No entanto, de acordo com o texto, “não há evidências de que os políticos soubessem que perfis falsos estavam sendo usados”.

Leia a matéria na íntegra aqui. (Com Congresso em Foco)


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