CHACINA EM ESCOLA

Dupla comprou pela internet armas brancas usadas em Suzano

Por Notícias ao Minuto 15/03/2019 - 07:57

ACESSIBILIDADE

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Os autores do massacre na escola estadual Professor Raul Brasil, em Suzano, Grande São Paulo, na quarta-feira, 13, compraram armas brancas e outros objetos usados no dia do ataque na plataforma Mercado Livre, que agrega diversos vendedores.

A polícia incluiu os recibos entre o material apreendido. Nele, também há alvos onde os autores do crime praticaram tiro e uma fantasia de personagem de quadrinhos que representa a morte. A lista traz uma embalagem com etiqueta do Mercado Livre referente à compra de um arco e flecha (os criminosos usaram uma besta, espécie de arco, durante o crime).

Ao menos quatro comprovantes de pagamento do site de vendas online foram achados. A plataforma afirmou lamentar o episódio e que vai colaborar com as autoridades. Entre as armas brancas encontradas, além do arco, está uma machadinha e um machado, um deles usado para atacar alunos da escola, além de jet loaders (objeto para recarregar o revólver calibre 38).

A venda dessas armas não é ilegal, mas a de jet loaders é regulamentada por lei. Há ao menos 11 telefones celulares, quase todos relacionados a Guilherme. O material inclui uma série de acessórios: bandana de caveira, luvas e coturnos militares. Também há uma peça de um personagem de quadrinho em que um caderno tem o poder de matar as pessoas cujos nomes foram escritos nele.

Além disso, há um caderno de capa dura com anotações de Guilherme. O material deve ser analisado pela polícia. O Mercado Livre emitiu nota afirmando que "compartilha da indignação e da tristeza diante do massacre. "Consternados com a informação de que itens utilizados nesta ação poderiam ter sido adquiridos em nossa plataforma, fizemos contato com as autoridades policiais e colocamo-nos à disposição para colaborar com a investigação", afirma o comunicado.

O site afirmou repudiar o uso ilícito desses equipamentos. Segundo a empresa, os termos e condições de uso do site estão de acordo com a legislação brasileira e os anúncios trazem um botão de denúncia -todas são analisadas e se houver infração o anúncio é removido.

Armas como a besta podem disparar setas com velocidade de até 400 km/h, e são encontradas facilmente à venda na internet. Os valores vão de pouco mais de R$ 100 até R$ 3.000, para os modelos mais sofisticados. Machadinhas usadas por militares também são facilmente adquiridas em lojas virtuais.

A atividade da dupla na internet também é investigada pela Promotoria. Computadores foram apreendidos e apura-se se os dois participavam de grupos de discussão ligados a terroristas na chamada internet profunda, em que a troca de mensagens ocorre sob pesada criptografia, sem acesso por sites de busca e com monitoramento mais difícil.

"Não podemos descartar nenhuma área de investigação, e devemos traçar medidas preventivas para que esse tipo de crime não volte a ocorrer", disse o procurador-geral do estado, Gianpaolo Poggio Smanio.


Encontrou algum erro? Entre em contato