Acompanhe nas redes sociais:

25 de Março de 2019

Só no site :: Nacional

11/01/2019 - 16:12:09

Golpe no WhatsApp oferece vagas de emprego no SAMU

Redação com agências
Foto: Divulgação

Um novo golpe de WhatsApp que oferece vagas de emprego no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) passou a circular em celulares de todo o Brasil nos últimos dias.

No golpe, os cibercriminosos estão espalhando uma mensagem falsa que oferece vagas de trabalho com remuneração de até R$3.348,21 e que contém um link em que o usuário do mensageiro seja redirecionado para participar de um suposto processo seletivo.

O nome deste tipo de golpe é “phishing”. Phishing é um dos métodos de ataque mais antigos, já que "metade do trabalho" é enganar o usuário de computador ou smartphone.

Como uma "pescaria", o cibercriminoso envia um texto indicando que você ganhou algum prêmio ou dinheiro (ou está devendo algum valor) e, normalmente, um link acompanhante para você resolver a situação. O phishing também pode ser caracterizado como sites falsos que pedem dados de visitantes.

A armadilha acontece quando você entra nesse link e insere os seus dados sensíveis — normalmente, há um site falso do banco/ecommerce para ludibriar a vítima —, como nome completo, telefone, CPF e números de contas bancárias.

Vale notar que, sobre as vagas de emprego, o SAMU é um serviço público: é preciso participar de concurso público para tentar uma vaga.Não acesse links que aparentemente sejam suspeitos.

Confira algumas dicas para evitar cair nesse tipo de golpe:

  • Procure sempre avaliar a credibilidade e a fonte das informações
  • Não divulgue informações a pedido de sites ou e-mails
  • Evite fazer cadastros em sites pouco conhecidos
  • Tenha fontes de proteção sempre ativas e atualizadas em todos dispositivos que contam com acesso à internet
  • Tenha cautela ao baixar/acessar qualquer tipo de arquivo na internet

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia