#elenão

Cidades do Brasil e do mundo terão atos contra Bolsonaro

Por Com Revista Fórim 24/09/2018 - 10:20

ACESSIBILIDADE

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Mulheres e homens pretendem ir às ruas, avenidas e praças no próximo dia 29, sábado, para mostrar sua rejeição contra o candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro (PSL). Até o fechamento desta reportagem, o Facebook registrava 109 eventos para esta data em diversas capitais brasileiras, dezenas de cidades do interior em vários estados e até do exterior, como Lisboa, Porto e Coimbra (Portugal), Berlim (Alemanha),  Lyon (França), Galway (Irlanda), Barcelona (Espanha), Sidney e Gold Coast (Austrália), Londres (Inglaterra) e Haia (Holanda), entre outras.

Embora “Mulheres contra Bolsonaro” e “Mulheres Unidas contra Bolsonaro” sejam os principais motes, os eventos são apoiados por pessoas de todos os gêneros, com milhares de homens confirmando presença ou mesmo apoiando o protesto. A questão de gênero, forte quando o assunto é o político que se tornou conhecido pelos ataques à dignidade e aos direitos das mulheres, comunidade LGBT, indígenas e quilombolas, entre outros, ainda é predominante nos protestos. Mas começam a surgir outros chamando a “todos contra Bolsonaro”.  

A vontade de protestar contra o candidato de extrema-direita, que segue internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, deste o último dia 7, após ser esfaqueado durante campanha nas ruas de Juiz de Fora (MG) é grande. Tanto que diversos movimentos e coletivos deverão marcar presença, garantindo assim atividades que devem se estender por boa parte do dia.

Em Belo Horizonte, por exemplo, são esperados três atos na Praça 7 de Setembro. Mulheres artistas e integrantes da Frente Brasil Popular se concentram às 12 horas para o Ato Político Cultural Mulheres contra Bols.ona.ro. Às 14 horas será a vez das Maconheir@as com as mulheres contra Bol.son.aro. E às 15 horas, Todos contra Bolsonaro. Na Cinelândia, no centro do Rio de Janeiro também haverá protestos de diversos grupos ao longo do dia.  O do Largo da Batata, em São Paulo, que poderá reunir 211 mil pessoas, contará com o ato Religiosas e Religiosos contra Bolsonaro, organizado pelas Católicas pelo Direito de Decidir, e Pelos Animais contra Bolso.Naro, da Bancada Vegana, entre outros.

O movimento, que a princípio era feminista, ganhou força no último final de semana. A comunidade “Mulheres Unidas contra Bolsonaro, que chegou a reunir quase 2 milhões de participantes no Facebook, foi alvo de ataque. Na madrugada do domingo, a página foi derrubada. Coincidência ou não, a campanha do candidato comemorava nas redes sociais o apoio recebido por um grande grupo de mulheres.  A queda da página impulsionou a resistência contra o candidato, que tomou conta das redes sociais com a hashtag #EleNão.

Confira, abaixo, a lista com todos os locais e horários, no Brasil, das manifestações contra Bolsonaro.



Encontrou algum erro? Entre em contato