INTERVENÇÃO

No Rio de Janeiro, Vila Kennedy volta a ser ocupada por soldados do Exército

Por FolhaPress 22/03/2018 - 10:05

ACESSIBILIDADE

Foto: Pilar Olivares / Reuters
Foto: Pilar Olivares / Reuters

O Exército deu início, na manhã desta quinta-feira, 22, a uma operação na Comunidade do Frade, em Angra do Reis (RJ). Segundo o CML (Comando Militar do Leste), a ação envolve cerco, estabilização da área e desobstrução de vias.

A operação ocorre sob a intervenção federal na segurança pública do estado. A medida, inédita, foi anunciada pelo presidente Michel Temer (MDB) em 16 de fevereiro, com o apoio do governador Luiz Fernando Pezão, também do MDB.

Temer nomeou como interventor o general do Exército Walter Braga Netto, que atua como chefe das forças de segurança do Estado, como se acumulasse a Secretaria da Segurança Pública e a de Administração Penitenciária, com PM, Civil, bombeiros e agentes carcerários sob o seu comando.

A disputa entre facções pelo controle de comunidades da cidade fez mais do que dobrar o índice de letalidade violenta de 2012, no auge do projeto das UPPs (Unidade de Polícia Pacificadora), a 2017 em Angra.

Segundo dados do ISP (Instituto de Segurança Pública), no ano passado a cidade teve 113 ocorrências, contra 51 cinco anos antes. 

Em fevereiro, operação do BOPE (Batalhão de Operações Especiais) da PM na comunidade do Frade terminou com oito mortos.


Encontrou algum erro? Entre em contato