SEMIABERTO

Suzane Richthofen e Anna Jatobá deixarão presídio na sexta

Por Extra 18/12/2017 - 15:05

ACESSIBILIDADE

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Suzane von Richthofen e Anna Carolina Jatobá, condenadas, respectivamente, pela morte dos pais e o assassinato da menina Isabella Nardoni, deixarão a penitenciária em Tremembé, interior de São Paulo, na próxima sexta-feira. Elas cumprem pena no regime semiaberto e têm o direito a cinco saídas temporárias no ano, entre elas a de Natal e Ano Novo. O retorno está marcado para acontecer até as 17h de 3 de janeiro. Caso não se apresentem até esta data, serão consideradas foragidas.

Cerca de 30 mil presos devem ser liberados temporariamente a partir do dia 21, todos sem monitoramento. Em agosto deste ano, a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (SAP) rescindiu o contrato com a empresa que fornecia tornozeleira eletrônicas ao Estado, alegando falhas. A Synergye entrou com mandado de segurança na Justiça e, com isso, a retomada do contrato está em discussão.

O problema de falta de tornozeleiras em São Paulo vem desde março de 2016, quando o processo para se adquirir novos equipamentos estava em licitação. Naquela época havia 859 pessoas usando um dos 4,8 mil aparelhos à disposição da pasta. O novo contrato aumentaria esta quantidade para 7 mil.

Em todo o país, a adoção da tornozeleira é opcional, dada por determinação da Justiça para quem está nos regimes semiaberto e domiciliar.


Encontrou algum erro? Entre em contato