TURISMO

Quinze aeroportos brasileiros se preparam para alta temporada

Por Assessoria Ministério dos Transportes 18/12/2017 - 14:56

ACESSIBILIDADE

Foto: Ilustração
Foto: Ilustração

A Operação Fim de Ano começa em 15 aeroportos do País. Serão 67 dias de reforço nos serviços para atender à alta demanda do período, em um procedimento padrão acordado e alinhado anualmente entre setor público e iniciativa privada. Neste ano, a operação também englobará o período do carnaval, de 9 a 14 de fevereiro.

Além de definir compromissos e responsabilidades respectivas dos aeroportos e das companhias aéreas para o período, o regime especial de funcionamento tem a meta operacional de manter o índice médio de atrasos e de decolagens abaixo de 15%. A meta de desempenho é selada pela Conaero (Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias).

A expectativa é de que até o dia 19 de fevereiro cerca de 35,58 milhões de passageiros movimentem os 15 terminais em viagens de natal, ano novo, férias escolares e carnaval. Juntos, esses aeroportos devem registrar cerca de 279,6 mil pousos e decolagens e representam 80% do total do fluxo de viajantes no Brasil. São eles: Guarulhos, Congonhas e Viracopos (SP), Galeão e Santos Dumont (RJ), Brasília (DF), Confins (MG), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Salvador (BA), Curitiba (PR), Manaus (AM), Fortaleza (CE), São Gonçalo do Amarante (RN) e Cuiabá (MT). Ao todo, 11,8 mil profissionais estarão envolvidos no esquema especial dos 15 terminais. Além disso, os órgãos públicos alocarão cerca de 1.705 servidores nas funções de alfândega, fiscalização e barreiras sanitárias nos aeroportos envolvidos. A operação inclui o desenvolvimento de ações coordenadas entre aeroportos em caso de nível crítico de condições meteorológicas adversas (suspensão temporária de operações).

De acordo com Dario Rais Lopes, secretário Nacional de Aviação Civil do Ministério dos Transportes, para a operação há uma atenção redobrada para garantir a fluidez do serviço, com o objetivo de continuar oferecendo ao passageiro o nível máximo de conforto e segurança, com todos os seus direitos garantidos.

Lopes sugere que os passageiros cheguem ao aeroporto para o embarque com antecedência de 1 hora e 30 minutos para voos domésticos e 2 horas e 30 minutos para voos internacionais.

O secretário também relembra que após a vigência da Resolução nº 400, da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), sobre as bagagens, os passageiros devem ficar atentos ao padrão estabelecido pelas companhias aéreas ao tamanho de sua bagagem de mão e ao limite de até 10 kg, por passageiro.

“O nosso desafio é continuar aperfeiçoando um serviço público que atingiu nível recorde de excelência, com a melhor avaliação dos últimos 5 anos. No último levantamento da Pesquisa de Satisfação do Passageiro, 92% dos passageiros avaliaram os aeroportos como "bons" (4) ou "muito bons" (5), e queremos manter esse índice de satisfação neste período”, sinaliza o secretário.

NOVO GUIA DO PASSAGEIRO - Para obter mais informações sobre bagagem, direitos do passageiro, check-in, passageiros com necessidades especiais, inspeção de segurança, transporte de animais, entre outros temas, acesse o Novo Guia do Passageiro.


Encontrou algum erro? Entre em contato