TECNOLOGIA

China pondera construir central de energia solar no espaço

Por Agência Lusa 27/02/2019 - 15:04

ACESSIBILIDADE


A China estuda a viabilidade da criação de uma central de energia solar no espaço, com o objetivo de reduzir as emissões de gases estufa na Terra e reduzir a escassez de energia, informa o jornal China Daily.

De acordo com a publicação, pesquisadores da Universidade de Chongqing, da Universidade Xidian e da Academia Chinesa de Tecnologia Espacial estão planejando construir um protótipo para a transmissão de ondas de energia solar.

Xie Gengxin, um dos pesquisadores, citado pelo jornal, disse que o protótipo da central será localizado em Chongqing e que o principal foco da investigação vai incidir na distância da entrega da energia.

"Planejamos lançar quatro a seis balões [agarrados ao protótipo] a uma altitude de mil metros", disse o investigador. Se estes primeiros testes forem bem-sucedidos, o próximo passo, de acordo com Xie, será enviar balões para a estratosfera para prosseguir com a pesquisa a uma distância maior.

No início do ano a China tornou-se no primeiro país a pousar uma sonda no lado mais afastado da Lua. objetivo é testar o crescimento de plantas e captar sinais de radiofrequência, normalmente bloqueados pela atmosfera terrestre.

A missão ilustra ainda a crescente ambição de Pequim no espaço, símbolo do progresso do país. Este ano, Pequim planeia ainda iniciar a construção de uma estação espacial com presença permanente de tripulantes e, no próximo ano, enviar um veículo de exploração a Marte.


Encontrou algum erro? Entre em contato