COSMO

Cientistas criam câmera para fotografar planetas

Por Notícias ao Minuto 21/04/2018 - 08:53

ACESSIBILIDADE


Muitos planetas fora do nosso sistema solar já foram catalogados pelos cientistas, nas últimas décadas. No entanto, nunca foi possível visualizar esses astros de forma clara.

Atualmente, para observar exoplanetas, nos limitamos a registrar números numa tabela e contar com a imaginação de artistas. Isso, porém, pode mudar em breve devido a uma nova câmera desenvolvida por cientistas norte-americanos, e revelada pelo site Motherboard.

Chamada de "Darkness" ("escuridão" em português), o nome real da câmera é uma sigla para "Dark-speckle Near-infrared Energy-resolved Superconducting Spectrophotometer", ou "Espectrofotômetro supercondutor com resolução de energia para pontos escuros quase infravermelhos", informa o Olhar Digital.

A nomenclatura difícil batiza uma câmera capaz de tirar fotos de até 10 mil megapixels, que será acoplada a telescópios extremamente poderosos e para fotografar planetas distantes.

Ou seja, estamos falando de uma câmera de supercondução, uma espécie de detector a cintilação super rápido, do tamanho de um cachorro, segundo a descrição da publicação.

O Darkness será montado no Telescópio Hale, na Califórnia. A câmera usa detectores de indutância cinética de microondas para eliminar ruídos de leitura, um problema comum em pós-processamento de imagem que causa distorções no caminho entre a captura da foto e a sua revelação.


Encontrou algum erro? Entre em contato