NO SUDÃO

Cientistas acham restos de planeta

Por Notícias ao Minuto 18/04/2018 - 07:03

ACESSIBILIDADE


Cientistas da Suíça, França e Alemanha revelaram que houve um planeta perdido que foi em tempos parte de nosso Sistema Solar, informou um estudo publicado na terça-feira, 17, na revista Nature.

Segundo os pesquisadores, os diamantes encontrados dentro de um meteorito – batizado de Almahata Sitta – indicam que é provável que essas pedras preciosas tenham sido formadas em um protoplaneta há pelo menos 4,5 bilhões de anos.

O meteorito caiu no deserto de Núbia, no Sudão, em outubro de 2008. Os diamantes encontrados dentro dele continham minúsculos cristais, cuja formação teria exigido uma grande pressão, revelou Philippe Gillet, um dos autores do estudo.

O cientista opinou que o misterioso planeta pode ser tão grande como Mercúrio ou Marte.  Os especialistas consideram que no seu início o Sistema Solar tinha muitos planetas e alguns deles eram pouco mais que uma massa de magma. 

Acredita-se que um desses corpos celestes embrionários, conhecido como Theia, colidiu com a jovem Terra e que os restos dessa colisão formaram a Lua, o satélite natural de nosso planeta.

"O que dizemos no estudo é que temos em nossas mãos os restos dessa primeira geração de planetas que desapareceram porque foram destruídos ou incorporados a outros maiores", explicou Gillet. Com informações do Sputnik News Brasil.


Encontrou algum erro? Entre em contato