Acompanhe nas redes sociais:

19 de Outubro de 2018

Só no site :: Humans of Maceió

02/02/2018 - 07:08:49

Pequenos foliões juntam dinheiro para pular carnaval

Redação
Foto: Bruno Fernandes

Com a proximidade do carnaval é possível ver pequenos “demônios” pedindo dinheiro aos motoristas que param nos semáforos de Maceió. Dentro de fantasias assustadoras conhecidas como "La Ursa" estão crianças que só querem se divertir. O dinheiro angariado tem uma finalidade: cair na folia. 

“Só faltam dez reais para conseguirmos montar o nosso boi”, contou um dos meninos. Vestidos com tecido TNT, suportam o calor da capital até atingir seus objetivos. “Nós mesmos que costuramos nossas roupas. Tudo com 20 metros de tecido”, disse outro. “Isso que nós fazemos mantém a tradição do carnaval de Alagoas”, comentou o terceiro mascarado. Vanderson, 13, Anderson, 14, e Anderson, 11 -  estudantes. 

Cultura

O Urso de Carnaval ou La Ursa, como é mais conhecido, é um folguedo que sai às ruas somente no período de carnaval, é formado por foliões que brincam com um urso feito de estopa, fibras vegetais e outros materiais. Como diversos grupos carnavalescos, pedem comida, bebida e dinheiro de porta em porta. Não se sabe, ao certo, a origem do folguedo, há estudos que o apontam como italiano e outros que o relacionam a danças africanas. Em Maceió, é mais comum a existência de grupos no bairro do Tabuleiro.

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia