POLÊMICA

Maju Coutinho foi a primeira negra a apresentar o Jornal Nacional?

Por E-Farsas 25/02/2019 - 06:55

ACESSIBILIDADE

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

No dia 16 de fevereiro de 2019, a jornalista Maria Júlia Coutinho Portes – ou Maju Coutinho, como ficou conhecida na TV – finalmente estreou como âncora do Jornal Nacional, na Rede Globo de Televisão. 

A estreia da repórter no telejornal foi um dos assuntos mais comentados nas redes sociais, gerando comemorações de um lado e um certo ceticismo e desdém por parte de alguns.  

O que se espalhou nas redes sociais é que Maju Coutinho não seria a primeira mulher negra a apresentar o Jornal Nacional, visto que outras jornalistas negras como Glória Maria e Zileide Silva já teriam apresentado o programa de notícias.

Até o ano de 1989, somente homens apresentaram o Jornal Nacional: Cid Moreira, Sérgio Chapelin, Celso Freitas e Fernando Vannucci.

Somente em 1992 é que Valéria Monteiro se tornou a primeira mulher a apresentar o Jornal Nacional. Antes dela, apenas uma mulher havia sentado na bancada do principal jornal da TV Globo: a jornalista Márcia Mendes. Mas Márcia havia apresentado o programa por apenas um dia, enquanto que Valéria viria a ser a primeira âncora do telejornal.

Mas Maju Coutinho foi a primeira negra a apresentar o Jornal Nacional? Sim! Muita gente compartilhou fotos das jornalistas Zileide Silva e Glória Maria como se elas já tivessem apresentado o Jornal Nacional, mas a verdade é que nenhuma das duas foram âncoras do telejornal.  

De acordo com o site Memória Globo, Glória Maria foi a primeira repórter negra da televisão brasileira e a primeira a aparecer ao vivo em uma matéria no Jornal Nacional. 

Não há registros dela como apresentadora do telejornal.  Quanto à Zileide Silva, ela é repórter especial do Jornal Nacional e apresentadora eventual do Jornal Hoje. 


Encontrou algum erro? Entre em contato