NOVIDADE

Netflix ganha download automático de episódios das suas séries favoritas

Por TecMundo 10/07/2018 - 12:39

ACESSIBILIDADE

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Desde que a Netflix liberou o download de episódios para assistir offline, em 2016, isso vem sendo usado bastante por quem passa por longos períodos fora de uma rede WiFi ou sem conexão, a exemplo de quando estamos viajando. O único problema é que isso também ocupa um espaço considerável no armazenamento interno de dispositivos móveis. Agora, a ferramenta chamada de “smart downloads” não somente já baixa automaticamente os capítulos depois que você assistiu os anteriores como também sobrepõe sobre os arquivos anteriores.

Funciona assim: ao baixar três episódios de “Orange is the New Black”, a Netflix vai gravando mais três conforme você vai terminando cada parte da história, sobrepondo uma a uma. E isso acontece com menos ou mais números de arquivos — a troca é sempre “um por um” — e até mesmo quando a trama avança de uma temporada para outra. Ou seja, não é preciso “avisar” a plataforma que a gravação deve continuar sendo feita sobre os mesmos documentos com a entrada de um novo ano da atração.

netflix streaming

A novidade pode ser desativada quando você quiser e cada arquivo ocupa a mesma quantia que o anterior, mesmo que ele seja ligeiramente maior, pois a Netflix afirma convertê-lo de modo que seja otimizado em ambiente mobile. Por enquanto, a distribuição do update foi liberada somente para smartphones e tablets Android e deve chegar em breve também ao iOS.

Smart downloads por enquanto só funciona com séries

O recurso inicialmente só está liberado para os capítulos de seriados, pois, segundo o Diretor de Inovação de Produto da companhia, Cameron Johnson, a plataforma ainda não é “sofisticada o suficiente” para determinar qual filme você vai assistir depois de terminar o que acabou de baixar. "Mesmo que tenhamos um ótimo sistema de personalização, não sabemos qual é o próximo filme que você vai querer assistir. Estamos nos posicionando dessa forma para não sermos presunçosos, para deixar as pessoas escolherem por si mesmas."

Segundo Jonhson, além do smart downloads, a Netflix vem trabalhando para melhorar a localização de programas e filmes em dispositivos móveis. Algumas semanas atrás, foi lançada a guia “em breve” para dispositivos Android, com o objetivo de mostrar quais atrações estão chegando ao serviço de streaming nas próximas duas semanas, em formato feed de notícias, com trailers e descrições. No início deste ano, a plataforma já havia introduzido trailers verticais curtos no estilo Snapchat para que os usuários possam ter uma experiência otimizada para a orientação mais comum dos smartphones.

De acordo com a companhia, cerca de 60% dos usuários em todo o mundo agora veem seu conteúdo  por meio do app móvel pelo menos uma vez ao mês. Lançado em 2010, a empresa diz estar melhorando o software constantemente, como nas diferentes maneiras de fornecer fluxo mais eficiente para conexões mais lentas ou de forma que não devore a franquia de dados.


Encontrou algum erro? Entre em contato