MALHAÇÃO

Com Síndrome de Asperger, Benê revela detalhes da doença

Por Na Telinha 24/02/2018 - 09:20

ACESSIBILIDADE

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Em "Malhação: Viva a Diferença", Cícero (Luciano Pontes) volta à casa dos filhos e discute com a ex-mulher Josefina (Aline Fanju) sobre o pagamento da pensão. A cena vai ao ar nesta sexta-feira (23).  Os dois brigam e Cícero pergunta o que Benê (Daphne Bozaski) tem. 

A pianista se encoraja e conta ao pai que foi diagnosticada com Síndrome de Asperger. Julinho aparece e afirma que não vai querer morar com o pai: "A minha família é a minha mãe e a minha irmã. Eu não tenho pai!"

"Quando eu era criança, pai, ainda no tempo em que eu ganhava bonecas, eu fui diagnosticada com autismo. Mas aí, depois de muitas visitas à Renata, que é a minha psicóloga, de muitas consultas com vários médicos e também com um neuropedagogo, que é amigo da Dóris, que é a diretora da minha escola... me disseram que eu era Asperger", diz Benê.

Cícero não entende e Benê explica: "Sou uma autista com habilidades para fazer muitas coisas. Não é uma doença. É só uma diferença humana."  O pai reage de forma desconfortável e sente um misto de estar tocado. Benê continua: "Ainda falta um pouquinho. Depois que eu comecei a pesquisar na internet, eu descobri que cada Asperger é de um jeito, que não adianta ficar checando os sintomas. E isso foi mais legal ainda. Porque eu descobri que eu sou como todo mundo. E cada pessoa é de um jeito. Eu sei que eu pareço esquisita, porque tenho uma maneira diferente de entender o mundo. Mas esse aqui é o meu jeito de ser, pai."

Cícero faz menção de ir embora, mas Benê deixa o pai sem reação disparando: "Também queria ter você ao meu lado. É assim que você se sente também, pai?"


Encontrou algum erro? Entre em contato