FUTEBOL

Conmebol marca sorteio da Copa América para janeiro

Competição será realizada no Brasil entre junho e julho de 2019. Sorteio dos grupos será no Rio de Janeiro
Por Assessoria 01/11/2018 - 12:12

ACESSIBILIDADE

Brasil não conquista a Copa América desde 2007
Brasil não conquista a Copa América desde 2007

Após receber a Copa do Mundo 2014 e as Olimpíadas 2016, o Brasil vai voltar a ser a casa de um grande evento esportivo em 2019. A Copa América de futebol, principal competição entre seleções na América do Sul, será disputada entre junho e julho do próximo ano, em cinco cidades brasileiras. A Conmebol, organizadora da competição, anunciou que o sorteio dos grupos da Copa América 2019 será realizado no dia 24 de janeiro, no Rio de Janeiro.

A Confederação Sul Americana divulgou a data e o local do sorteio durante o Congresso Extraordinário da entidade, realizado em Santiago, no Chile. No dia 24 de janeiro, uma quinta-feira, às 20h30min, a Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro, receberá o evento que definirá quais serão os grupos da 46ª edição da Copa América.

Estão confirmadas na competição 12 seleções. Dez delas são filiadas à Conmebol: Brasil, Argentina, Uruguai, Chile, Paraguai, Equador, Colômbia, Peru, Bolívia e Venezuela. Além disso, Japão e Catar participarão como convidados. Nas casas de apostas online, como a Betway, o Brasil é o favorito para conquistar o título, seguido por Argentina e Chile, atual bicampeão.

A Copa América 2019 será disputada entre 14 de junho e 7 de julho. Cinco cidades – e seis estádios - receberão jogos da competição. A abertura será realizada no Morumbi, em São Paulo, e a final no Maracanã, no Rio de Janeiro. Além destes, Allianz Parque (São Paulo), Mineirão (Belo Horizonte), Arena do Grêmio (Porto Alegre) e Arena Fonte Nova (Salvador) receberão jogos do torneio internacional.

Brasil vive jejum de onze anos

O Brasil é o terceiro maior campeão da Copa América, com oito títulos conquistados. No entanto, a Seleção Brasileira não sabe o que é levantar o troféu da competição sul americana desde 2007. Na ocasião, a seleção venceu a Argentina por 3x0 na grande final, jogando na Venezuela.

Jejum maior, no entanto, vive a Argentina, segunda maior campeã da competição, com 14 títulos, apenas um atrás do Uruguai, o maior campeão. Os argentinos não conquistam a Copa América desde, quando bateram o México por 2x1 na decisão, jogando no Equador. Esse foi, inclusive, o último título oficial da seleção argentina.

Na história recente, quem vive dias de glória na Copa América é o Chile. A seleção chilena é atual bicampeã da competição, tendo conquistado seus únicos títulos do torneio em anos seguidos, em 2015 e 2016. Nas duas oportunidades, o Chile bateu a Argentina na final, nos pênaltis, após empates em 0x0.

Seleção fará mais dois amistosos em 2018

Já na preparação para a Copa América, o Brasil de Tite deixou a decepção da Copa do Mundo e a eliminação para a Bélgica para trás, e começou um processo de renovação. Após o mundial, a seleção já disputou quatro amistosos, com quatro vitórias. Estados Unidos (2x0), El Salvador (5x0), Arábia Saudita (2x0) e Argentina (1x0) foram as vítimas.

Ainda em 2018, o Brasil fará mais dois amistosos. No dia 16 de Novembro, a seleção terá um confronto que poderá se repetir na Copa América, enfrentando o Uruguai, na Inglaterra. O último amistoso do ano será também na Inglaterra, quatro dias depois, contra Camarões. Para esses dois duelos, Tite já convocou a Seleção Brasileira.

A Copa América é a única competição oficial a ser disputada pela Seleção em 2019. No ano seguinte, haverá mais uma edição da competição, nos Estados Unidos. A partir daí, o torneio sul americano passará a ser disputado de quatro em quatro anos, sempre no mesmo ano que a Eurocopa, a competição de seleções da Europa. A edição 2024 da Copa América já está confirmada para o Equador.


Encontrou algum erro? Entre em contato