RÚSSIA 2018

Alagoas na Copa do Mundo com Roberto Firmino

Jogador é cria do Trapiche da Barra e será único representante do Nordeste na Seleção Brasileira
Por Maria Salésia 17/06/2018 - 15:00

ACESSIBILIDADE

Estreia de Firmino pela Seleção Brasileira aconteceu em novembro de 2014 - Foto: EPA/Felipe Trueba
Estreia de Firmino pela Seleção Brasileira aconteceu em novembro de 2014 - Foto: EPA/Felipe Trueba

Hoje, às 15 horas, a Seleção Brasileira estreia na Copa do Mundo 2018 contra o time da Suíça. Os brasileiros estarão com olhares e coração voltados para a Arena Rostov, a 400 km de Sochi, no Sul da Rússia, local onde acontece a partida válida pelo grupo E. Mas Alagoas, em especial, irá se vestir de verde e amarelo para torcer pelo seu filho ilustre, o jogador Roberto Firmino Barbosa de Oliveira, cria do Trapiche da Barra, em Maceió, que logo cedo conquistou outros campos e agora brilha na Seleção de Tite. A esperança dos conterrâneos é que hoje Firmino tenha a chance de defender as cores do Brasil e mostrar, em campo, todo seu talento.

Único representante do Nordeste, Firmino nasceu predestinado ao sucesso. Criado a poucos metros do estádio Rei Pelé, o Trapichão, o garoto fugia de casa para ir jogar bola na rua com os amigos ou no campinho próximo a sua residência. E nessa rotina, ele cresceu respirando futebol e com o sonho de um dia “chegar lá”. O primeiro passo aconteceu quando Firmino chegou à base do Clube de Regatas Brasil (CRB), fazendo gols no estádio Rei Pelé, aquele mesmo lugar que cresceu ouvindo de casa o “barulho” da torcida. “Eu só queria saber de bola. Eu dormia com bola”, disse durante entrevista ao Jornal Nacional da Rede Globo.

Jogando pela primeira vez profissionalmente pelo Figueirense em 2009, foi no ano seguinte que ele conquistou as arquibancadas e ganhou o prêmio de revelação da Série B do campeonato Brasileiro pelo Figueira. Na verdade, Firmino foi protagonista do acesso do clube à Série A em 2010.  Na passagem por Florianópolis, seu bom desempenho na competição despertou o interesse de equipes da Europa e acabou transferindo-se para o Hoffenheim, da Alemanha. 

Quatro anos depois, o destino era o Liverpool, onde se consolidou e apareceu, de vez, para o mundo. Agora, com a Copa do Mundo da Rússia, depois de tantas conquistas, Firmino quer mais. O atacante vê o Mundial como a oportunidade de realmente “chegar lá”. Potencial ele tem e a torcida é que deixe sua marca na Copa 2018 e traga o Hexa para o Brasil. Alagoas está com o grito na garganta para soltar e extravasar: olha o goooool! É do Firmino!!!!


O CRAQUE

Filho do ambulante José Roberto Cordeiro de Oliveira e da dona de casa Maria Cícera Barbosa de Oliveira, Firmino saiu do conjunto Virgem dos Pobres III, quadra 9, nº 30, no bairro do Trapiche, Maceió, muito jovem e aos 27 anos chega ao seu primeiro Mundial. Após uma temporada brilhante defendendo o Liverpool, espera manter a pegada e bom desempenho em terras russas. Mas a estreia de Firmino pela Seleção Brasileira aconteceu em novembro de 2014, com Dunga. E logo na primeira convocação o atacante mostrou a que veio: estreiou em campo com a Amarelinha no jogo entre Brasil e Turquia, uma partida amistosa que terminou em goleada brasileira por 4 a 0. No jogo seguinte, contra a Áustria, Firmino marcou pela primeira vez com a Verde e Amarela e garantiu a vitória brasileira por 2 a 1. Ao todo, esteve em campo 19 vezes pela Seleção em 28 convocações, e já anotou cinco gols em sua carreira na Canarinho.

O alagoano Roberto Firmino despontou para o futebol no Figueirense-SC e atualmente faz parte de um dos ataques mais mortais do mundo no Liverpool. Mas ainda em  2014 o técnico do atacante na base do Figueira, Hemerson Maria afirmou, em entrevista, que Roberto Firmino é um gênio. Que  nosso gênio brilhe e sua lâmpada seja acessa a cada atuação em campo com a camisa verde e amarela em terra Rússia. Alagoas na torcida pelo seu filho ilustre.


Encontrou algum erro? Entre em contato