ESPORTE

Mais de 4 mil atletas disputam etapa regional dos Jogos Estudantis

Por Agência Alagoas 26/04/2018 - 09:54

ACESSIBILIDADE

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Cerca de 4.500 atletas disputarão a etapa regional da edição 2018 dos Jogos Estudantis de Alagoas (Jeal). Esta fase contempla apenas modalidades coletivas – futsal, voleibol, basquete e handebol – e segue o padrão estabelecido pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) para os Jogos Escolares da Juventude (JEJ). Este ano, foram 450 competidores a mais do que o ano passado, com destaque para a modalidade futsal.

De acordo com o coordenador-geral do Jeal, Henrique Vilela, os inscritos nos esportes individuais avançam direto para a etapa estadual, junto com as equipes campeãs de cada modalidade e categoria de cada uma das 13 Gerências Regionais de Educação (Geres) na regional.

Jeal 2018 / (Fotos: Valdir Rocha)

“Após a conclusão das inscrições, definição dos quantitativos e equipes, o próximo passo agora é preparar logística para as competições, que inclui, dentre outras medidas, definir os municípios-sede, além do congresso técnico, no dia 16 de maio, na 13ª Gere, em Maceió, onde teremos o sorteio de grupos e elaboração das tabelas”, explicou Vilela, em reunião com os coordenadores de cada regional nesta quarta-feira (25), no Cepa.

Credibilidade

Para Lucimar Ferreira, coordenador regional dos jogos pela 7ª Gere, o número de inscritos vem se superando a cada ano, em virtude do incentivo e credibilidade da competição.

Jeal 2018 / (Fotos: Valdir Rocha)

“Este ano teremos 746 atletas na disputa, somando modalidades individuais e coletivas. No ano passado foram 306. Mas já chegamos a ter apenas sete equipes representando a Gere em uma edição. Atribuo este crescimento à motivação, incentivo e credibilidade de todos os envolvidos”, declara Lucimar, que há 12 anos trabalha na organização dos jogos na região do Vale do Mundaú.

Outra Gere que dobrou o número de participantes com relação à edição anterior foi a 10ª Gere, no Litoral Norte: foram 280 inscritos, 152 a mais em relação aos 128 atletas de 2017. É o que informa o coordenador local dos jogos, Roney Petson. “O incentivo das escolas, da gerência regional e o apoio da equipe organizadora foram imprescindíveis”, diz.

Descentralização

Quem também comemorou o crescente número de participantes foi a superintendente do Sistema Estadual de Educação na Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Wilany Felix. “Estamos com a melhor expectativa possível para os Jogos. Este ano, estamos com a proposta de descentralizar a competição na fase estadual, com uma das modalidades sendo disputada fora de Maceió”, adianta Wilany.


Encontrou algum erro? Entre em contato