evacuação do PINHEIRO

Novo simulado deve acontecer antes das chuvas, diz senador

Rodrigo Cunha revelou que já recomendou uma nova data
Por Bruno Fernandes 22/03/2019 - 18:08

ACESSIBILIDADE

Foto: Bruno Fernandes
Foto: Bruno Fernandes

O senador Rodrigo Cunha (PSDB) revelou nesta sexta-feira, 22, que recomendou a realização de um novo simulado de evacuação no bairro do Pinheiro, em Maceió.

Durante entrevista na sede da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Alagoas (OAB-AL), o parlamentar comentou sobre as declarações do coordenador da equipe de pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Thales Sampaio, sobre a atual situação do bairro.

O geólogo, durante sua explicação na audiência da Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização, Controle e Defesa do Consumidor (CTFC), para discutir os problemas do bairro, realizada quinta, 21, no Senado Federal, revelou que o bairro se movimentou aproximadamente 40 cm nos últimos dois anos e que a proximidade da quadra chuvosa pode agravar a situação.

Ainda se referindo a audiência, no qual o tenente coronel Moisés Melo, da Defesa Civil estadual, disse que não há mais divisão entre áreas laranjas e amarelas, mas que todas devem ser consideradas como áreas vermelhas, Cunha alertou para a necessidade de agilidade na elaboração de novo plano de contingência.

“Há um mês a recomendação era de que as pessoas das áreas laranjas e amarelas saíssem de suas residências caso as chuvas atingissem 80 milímetros. Hoje essa recomendação é para caso de chuvas de 30 milímetros. Isto é alarmante”, disse.

O parlamentar falou também dos antigos pontos de encontro estabelecidos no último simulado de evacuação ocorrido em fevereiro e que foi bastante criticado pelos moradores do bairro.

Vale lembrar que a sede do Instituto do Meio Ambiente, localizada no Mutange, foi considerada ponto de evacuação, mas descartada pouco tempo depois por estar localizada em área de risco.

"Hoje os locais estabelecidos durante o último simulado já não são mais seguros. Terá que ser refeito, inclusive foi uma das minhas solicitações para que seja apresentada uma data para realização deste novo plano", disse o senador.

Rodrigo salientou também a velocidade com que as coisas estão acontecendo nos últimos meses e afirmou que o plano deve ser realizado antes da quadra chuvosa. 

"No início da próxima semana já devemos ter uma data para que seja realizado esse plano que deve ser feito", afirmou Cunha.


Encontrou algum erro? Entre em contato