Dia da água

Confira dicas para reduzir o consumo nas tarefas domésticas

Por Com G1 22/03/2019 - 08:43

ACESSIBILIDADE

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

No dia 22 de março comemora-se o Dia Mundial da Água, recurso que é fundamental para a manutenção da vida no planeta e que deve ser preservado de todas as formas. Todo mundo pode fazer a sua parte dentro e fora de casa. Que tal começar reduzindo o consumo de água nas tarefas domésticas? Com as dicas abaixo, vai ser muito fácil colocar em prática!

Lavanderia

Litros de água são utilizados para a lavagem das roupas na máquina. A tarefa é indispensável, porém pode ser feita de forma mais consciente. Primeiro: planejando bem as lavagens, juntando uma boa quantidade de roupas para "fazer valer" a água consumida. Segundo: reutilizando a água dos ciclos para realizar outras tarefas. Por exemplo:

  • Água do primeiro ciclo de lavagem: usar para limpar a calçada, garagem e quintal.
  • Água do segundo ciclo em diante: limpeza dos pisos e carro.
  • Água do terceiro ciclo: lavagem de mais roupas.

Banheiro

A dica é praticamente a mesma da máquina de lavar: reutilizar o máximo possível da água. Você pode, por exemplo, apostar em sistemas que filtrem e armazenem a água do banho ou colocar o balde para captar os jatos desperdiçados enquanto o chuveiro não esquenta. Dessa forma, você irá poupar a água de outras tarefas domésticas.

Cozinha

Na cozinha, a dica para economizar água é tomar alguns cuidados na hora de lavar as louças, como:

  • Não deixar a torneira aberta direto e utilizar redutor de vazão;
  • Lavar as peças mais sujas por último e deixar de molho as com remoção mais difícil;
  • Remover os resíduos antes da lavagem;
  • Ensaboar e enxaguar uma leva de louças de uma vez só, ao invés de peça por peça;
  • Enxaguar as louças usando uma bacia e caneca, para evitar que a torneira fique aberta mais tempo que o necessário.

Quintal

Para reduzir o consumo de água na limpeza do quintal, aposte na utilização de baldes no lugar das mangueiras. Outra dica é armazenar água da chuva em cisternas ou outros recipientes que possam ser vedados e reutilizá-la na hora de lavar a área externa. Você também pode avaliar o nível da sujeira e fazer a limpeza utilizando apenas uma vassoura durante alguns dias da semana.

Salas e quartos

Nestes e em outros cômodos da casa, onde o fluxo de pessoas é menor, dê prioridade para as vassouras e panos para tirar o pó no dia a dia, diminuindo a necessidade e quantidade de água no dia da limpeza pesada.

A casa toda

Quem quer economia doméstica e preservar o meio ambiente também precisa escolher bem os produtos que utiliza na limpeza da casa. UM®se apresenta como alternativa para unir eficiência e sustentabilidade. Ele é um produto inovador, capaz de substituir pelo menos 20 produtos de limpeza convencionais, apenas mudando sua diluição.

Ele substitui seu detergente, limpador perfumado, lava louças, desengordurante, multiuso, sabão em pó, shampoo para carros, e muito mais. Por ser SmartClean, suas UltraMoléculas agem somente na sujeira, não agredindo a superfície onde é aplicado.

Ao substituir diversos produtos, UM® reduz até 90% do lixo doméstico gerado por esses materiais. São pelo menos 20 embalagens plásticas a menos, o que significa economia doméstica e economia de água! Para se ter uma ideia, para produzir um quilo de plástico são consumidos 182 litros de água. Quando você consome apenas um produto ao invés de 20, está impactando muito menos o ambiente!

Além de seu excelente custo-benefício e alta qualidade, os componentes da fórmula do UM® são biodegradáveis, ou seja, se decompõem com maior facilidade na natureza, evitando a contaminação da água e do meio ambiente.


Encontrou algum erro? Entre em contato