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Cesmac participa de Simpósio de Qualificação Médica

Por Assessoria 21/03/2019 - 17:55

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Foto: Assessoria
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O II Simpósio Internacional de Qualificação Médica foi uma iniciativa do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês em associação ao National Board of Medical Examiners dos EUA.  Nessa edição, ocorrida em  março, foi discutido o processo de avaliação no âmbito dos cursos de medicina. 

Houve apresentação do Prof. Dr. André Falcão Pedrosa sobre os procedimentos do CESMAC nessa temática na Mesa Redonda II: Capacitação docente no ensino médico, tendo como moderador Dr. Joaquim Simões Neto – PUC Campinas.  O coordenador do curso de Medicina do CESMAC, Dr. André Falcão Pedrosa disse que “o projeto de qualificação médica capitaneado pelo Sírio-Libanês é um projeto pioneiro no Brasil no sentido de organizar e fomentar o processo de avaliação de cursos de medicina no Brasil em convênio com a instituição americana National Board of America Examiners, que é uma instituição quase centenária nos Estados Unidos, responsável pelo processo de avaliação dos cursos de medicina e dos médicos de uma forma geral. 

Já é o segundo encontro e o Hospital Sírio-Libanês tem dado um apoio importante ao CESMAC , no sentido de que os nossos alunos participem desse teste para que a gente tenha uma noção do processo educacional, do processo de ensino e aprendizagem que é desenvolvido no curso”, concluiu o coordenador. Promovido pelo Sírio-Libanês Ensino e Pesquisa, o II Simpósio Internacional de Qualificação Médica teve como objetivo discutir ações que possam apoiar as Escolas Médicas no que diz respeito a uma maior qualificação do ensino em nosso País. 

Ferramentas de avaliação do aprendizado são potencialmente úteis na promoção de melhorias no processo de ensino e aprendizagem. Podem, por um lado, apontar temas plenamente incorporados pelos alunos, identificando, assim, práticas educacionais com condições de serem replicadas. Por outro lado, permitem detectar lacunas em áreas do conteúdo, que demandarão maior esforço individual ou intervenções institucionais. Nesta segunda edição do Simpósio, foram abordadas a capacitação docente e a avaliação do conteúdo aprendido pelos discentes.


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