ABUSO DE PODER

Motorista de ônibus denuncia diretor de fiscalização da SMTT

Por Sofia Sepreny 20/03/2019 - 11:20

ACESSIBILIDADE

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Um vídeo que circula nas redes sociais denuncia suposto abuso de poder cometido por um agente de fiscalização da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Alexandre Praxedes Serafim.

Na mídia, o motorista de ônibus Édson Neri de Freitas Filho desabafa sua indignação após o ocorrido enquanto trabalhava, no último dia 8 de janeiro. Ele contou que estava dirigindo quando o condutor de um carro particular, começou a discutir com ele, se exaltando com gestos de arrogância.

“Vi quando ele encostou o carro no ônibus, pela lateral, querendo causar uma colisão. Consegui desviar. Mais adiante, já nas imediações da agência da Caixa Econômica Federal da Fernandes Lima, o indivíduo acelerou, passou na minha frente, e deu um freio brusco. Certamente tinha o intuito de provocar colisão novamente. Como eu vinha me precavendo, observei tudo e evitei. Os passageiros também perceberam tudo. Foi aí que parei e liguei pra central de flagrante pedindo apoio. De repente apareceu um agente de fiscalização e me perguntou o que houve”, relatou o motorista.

No momento em que o ônibus ficou parado, o motorista do veículo teria chegado até o ônibus, desceu e com arrogância informou que era diretor de fiscalização do órgão. 

“O ônibus estava parado quando o causador do transtorno chegou se dirigiu a mim. Eu abri a porta do coletivo e ele já veio apontando o dedo e perguntando se eu sabia quem ele era. Ordenou que o respeitasse porque ele era diretor de fiscalização da SMTT. Os agentes tentaram apaziguar, os passageiros se exaltaram, e depois de gritar comigo o agressor foi embora”, contou Édson Neri.

De acordo com ele, por estar dirigindo, não conseguiu gravar a ação do diretor. No mesmo dia em ocorreu o fato, o motorista foi orientado a registrar o abuso de poder através de um boletim de ocorrência. Segundo Edson, como os ônibus são equipados com sistema de câmeras, a cena está arquivada no chip da empresa Real Alagoas.

De acordo com o BO, o motorista estava no sentido Farol-Centro e ao chegar no ponto localizado em frente à Casa Vieira se deparou com um veículo particular na faixa azul (exclusiva para transportes coletivos e lindeiros) e que ficou parado, mesmo após o tempo em que os passageiros desceram, impedindo, portanto, o seguimento da viagem. Em reação, o motorista buzinou.

Recentemente, o motorista de ônibus recebeu a notificação da multa por uso abusivo de buzina. Ele informou que irá pagar, mas questionou se o veículo usado por Alexandre Serafim também foi autuado por parar em local proibido, destinado exclusivamente para transporte coletivo e lindeiros.

Por meio de nota, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) confirmou que o motorista do ônibus que aparece no vídeo foi autuado por excesso de buzina, uma infração que é considerada de natureza leve de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), com multa no valor de R$ 88,38. 

Informou também que em relação a conduta do agente de trânsito durante a abordagem, a SMTT irá apurar a reclamação do condutor. Caso seja constatada alguma irregularidade, um processo administrativo para apurar o comportamento do agente será aberto.

Confira abaixo vídeo completo



Encontrou algum erro? Entre em contato