bairro afundando

MP quer evacuação total do bairro do Pinheiro em um mês

Por José Fernando Martins 19/03/2019 - 10:42

ACESSIBILIDADE

Foto: Assessoria
Foto: Assessoria

O promotor de Justiça José Antônio Malta Marques entregou ao prefeito de Maceió, Rui Palmeira, na manhã desta terça-feira, 19, a recomendação do Ministério Público de Alagoas (MP-AL) quanto à evacuação imediata de toda a área vermelha do bairro do Pinheiro, considerada de alto risco.

Segundo Marques, o Executivo municipal terá cinco dias para se manifestar, acatando ou não, a orientação do órgão fiscalizador. Em coletiva à imprensa, o promotor destacou ainda que as áreas amarela e laranja também deverão ser evacuadas, em segundo momento. "Queremos que isso aconteça antes da quadra chuvosa", informou. 

Em Alagoas, o período de chuvas, que geralmente causa enchentes, inundações e desabamentos, deve começar na segunda quinzena de abril e pode se estender até início de agosto. Integrantes do MP-AL também vão participar da audiência pública marcada para quinta-feira, 21, no Senado Federal, em Brasília, que tratará sobre o Pinheiro.

O senador Rodrigo Cunha (PSDB), na semana passada, deu uma declaração polêmica sobre o bairro dizendo que "a situação é de alta periculosidade". No entanto, o promotor José Antônio Malta Marques alegou que a recomendação não teria sido influenciada após pronunciamento do parlamentar.

Alerta

O MP-AL pede que a Prefeitura remaneje as famílias que ainda moram na área vermelha de forma imediata: "Pedimos ainda a interrupção de água, gás e eletricidade nas casas abandonadas".

O trânsito no local também será afetado. Conforme Marques, veículos de grande porte deverão ser proibidos de circular nas vias em áreas de risco para não afetar ainda mais as rachaduras das residências.

 "A recomendação vale para moradores e comerciantes. Caso o morador não queira sair do imóvel, a Justiça terá que ser acionada", finalizou o promotor. 


Encontrou algum erro? Entre em contato