Fazenda Duas Bocas

Luta para reaver propriedade invadida pode acabar no CNJ

Processos envolvem o ex-secretário de Estado Álvaro Vasconcelos
Por Redação 17/03/2019 - 06:44

ACESSIBILIDADE

Álvaro Vasconcelos invadiu terras há 33 anos. Verdadeiro dono já faleceu - Foto: Divulgação
Álvaro Vasconcelos invadiu terras há 33 anos. Verdadeiro dono já faleceu - Foto: Divulgação

A luta pelas terras da Fazenda Duas Bocas, no Benedito Bentes, em Maceió, entre os herdeiros do agricultor Antônio Cândido e o empresário e ex-secretário de Estado Álvaro Vasconcelos, pode parar na Corregedoria Nacional de Justiça (CNJ).

Em matérias já publicadas pelo EXTRA, a família envolvida no processo acusa Vasconcelos de “negociar com gente que já morreu” e de “usar influência política para ganhar na Justiça”. 

Uma das últimas movimentações do processo revoltou ainda mais o sucessor de Antônio Cândido. "A ação tramita desde 1984. Muda de juiz, sai juiz e o processo não anda. Estou desesperado", disse à reportagem. 

Segundo o denunciante, o magistrado Ayrton de Luna Tenório, da 4ª Vara Cível de Maceió, determinou que a perícia na demarcação de terras, que deve enfim dar uma solução no caso, deveria ser quitada pelo réu Álvaro Vasconcelos. 

Leia mais

Família luta há 33 anos para reaver propriedade invadida por Álvaro Vasconcelos 

Porém, a decisão foi revogada no dia 1° de março. "Quando o juiz saiu de férias, seu substituto Henrique Gomes de Barros Teixeira decidiu que compete ao autor promover o pagamento dos honorários periciais", relatou.

A demora por uma definição da Justiça e "mandos e desmandos" de magistrados farão com que o autor da ação acione o CNJ, que estará em Alagoas nesta segunda-feira, 18.

Denuncie!

O CNJ irá realizar trabalhos de inspeção nos setores administrativos e judiciais do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL) e das serventias extrajudiciais do estado.

O procedimento, determinado pela Portaria n. 05, de 14 de fevereiro de 2019, tem por objetivo verificar a situação atual do Poder Judiciário de Alagoas, havendo ou não evidências de irregularidades, assim como a evolução dos trabalhos judiciais após a última inspeção, realizada em maio de 2018.

Participam da inspeção a desembargadora federal Daldice Santana, conselheira do Conselho Nacional de Justiça; os juízes federais Marcio Luiz Coelho de Freitas (TRF1) e Kelly Cristina Oliveira Costa (TRF2); os juízes estaduais Luiz Augusto Barrichello Neto (TJSP) e Alexandre Chini Neto (TJRJ); além de oito servidores.

Todo o trabalho será coordenado pelo ministro Aloysio Corrêa da Veiga (TST), conselheiro do CNJ e corregedor nacional de Justiça substituto, em razão de o corregedor nacional de justiça, ministro Humberto Martins, não atuar nos processos relativos aos órgãos jurisdicionais de Alagoas.

Os dados coletados durante a inspeção ajudarão no planejamento estratégico da corregedoria para o aprimoramento do serviço jurisdicional prestado no estado. Durante o procedimento, que ocorrerá até o dia 22 de março, os trabalhos forenses e os prazos processuais não serão suspensos. 

Atendimento ao público

Nos dias 18, 19 e 21 de março, o ministro Aloysio Corrêa da Veiga fará atendimento ao público. Na oportunidade, os cidadãos poderão fazer reclamações, solicitar informações ou sugerir melhorias para o serviço jurisdicional no estado.

As audiências serão realizadas em sala localizada no 2º andar do Edifício Sede do TJ-AL. No dia 18 o atendimento começará às 15h e nos dias 19 e 21 a partir das 14h.


Encontrou algum erro? Entre em contato