ALIADO OU VILÃO

Cuidados com o ar-condicionado podem evitar sinistros

Por Maria Salésia 17/02/2019 - 09:31

ACESSIBILIDADE

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Para amenizar os efeitos das altas temperaturas no Verão, o ar-condicionado se torna um dos principais aliados da população. Porém, com o incêndio que começou em um aparelho de ar-condicionado no alojamento do clube do Flamengo, Rio de Janeiro, na semana passada e matou 10 jogadores, o equipamento tem sido motivo de discussão. 

A tragédia levou a população a ficar em alerta e buscar mais informações. De acordo o Anuário Estatístico 2018 da Abracopel (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade), 6.215 pessoas sofreram acidentes com eletricidade no Brasil entre 2013 e 2017. 

Nos últimos cinco anos, houve um crescimento de 33,6% no número de ocorrências. Para a Abracopel, o índice “é assustador e alarmante”. Só no ano passado, foram 1.387 acidentes por choque, incêndio ou raio.  

No entanto, esses números – que demonstram a realidade dos riscos com a eletricidade –, podem ser maiores. O bombeiro militar de Alagoas major Valdomiro Cavalcante disse que não tem como fazer uma estatística real, pois o bombei-ro não analisa a causa do incêndio. Além do que, dados da perícia não condizem com a realidade, já que só se realiza o procedimento quando o proprietário solicita.

Leia mais no jornal EXTRA nas bancas!


Encontrou algum erro? Entre em contato