PLANO DE Contingência

Data do simulado de evacuação do Pinheiro é antecipada

Por Bruno Fernandes 23/01/2019 - 17:01

ACESSIBILIDADE

Aproximadamente 20 mil pessoas estão nas áreas de risco - Foto: Afrânio Bastos
Aproximadamente 20 mil pessoas estão nas áreas de risco - Foto: Afrânio Bastos

A data do simulado de evacuação dos 20 mil moradores das áreas de risco do bairro Pinheiro, em Maceió, foi alterada para o próximo dia 16 de fevereiro. A decisão foi tomada na tarde desta quarta-feira, 23, durante reunião no 59º Batalhão de Infantaria Motorizada (BIMtz), no Farol.

No encontro estavam presentes representantes da Defesa Civil Estadual, Defesa Civil Municipal, Exército, Marinha, Corpo de Bombeiros, Algás, além de outros órgãos municipais. Até a última semana, durante divulgação do plano de contingência, o simulado estava marcado para o dia 23 de fevereiro. 

O encontro, que não pôde ser acompanhado pela imprensa, tratou da execução do plano de contingência por áreas, além do fornecimento de gás e energia elétrica na região.

Esse simulado para evacuação é parte do Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil (Placon), que foi apresentado no último dia 18, no Palácio do Governo do Estado.

Vale ressaltar que o plano de contingência será ativado quando os técnicos da Defesa Civil constatarem riscos nos cenários de fissuras ou quando houver previsão meteorológica que apresente possibilidade real de ocorrência de eventos, como é o caso de chuvas a partir de 53mm.

O 59º Batalhão de Infantaria Motorizado será a base de comando da coordenação geral em caso de desastre e não mais servirá como abrigo para os moradores, como havia sido informado pelo EXTRA na última quarta-feira, 16. 

O Cepa será o principal ponto de apoio. Nele serão disponibilizados hospitais móveis. Além do complexo educacional, outros 5 pontos serão utilizados, são eles: a Volkswagen Hyundai, Casa Vieira, o Terminal do Sanatório, a Praça Lucena Maranhão e a sede do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas.


Encontrou algum erro? Entre em contato