saúde

Médicos pedem demissão de hospital por atraso salarial

Por Redação 22/01/2019 - 13:05

ACESSIBILIDADE

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Cerca de 15 médicos pediram nesta terça-feira, 22, demissão do Hospital Ortopédico de Maceió. Os profissionais estariam sem receber os salários há três meses. Há casos de atrasos desde setembro do ano passado.

Além da demissão coletiva, a equipe deixou de fazer a internação de novos pacientes. A unidade hospitalar serve como retaguarda da clínica médica do Hospital Geral do (HGE), situação que pode provocar superlotação.

“Quando cobramos a direção só nos informam que estão esperando repasses para nosso pagamento. E até agora nada. Nos reunimos e entregamos a carta de demissão à recepção. A diretoria ainda não se pronunciou”, contou o residente em ortopedia, Rafael Lira.

Em parceria com a Prefeitura de Maceió e o Governo de Alagoas, o hospital passou a atender à sociedade pelo Sistema Único de Saúde (SUS), funcionando como uma extensão do HGE. 

Segundo a diretoria do hospital, os repasses do Governo do Estado estão atrasados e que um balanço será realizado para saber o valor da dívida. Informou ainda que haverá uma reunião com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) para discutir o futuro da parceria.

Nota da Sesau

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) esclarece que em janeiro efetuou o pagamento de R$ 354.700 ao Hospital Ortopédico de Maceió, referente aos contratos dos meses de outubro e novembro de 2018. 

Quanto aos R$ 180 mil referentes ao mês de dezembro, o pagamento será efetuado nos próximos dias, tão logo seja concluída a auditoria da produção apresentada pela unidade hospitalar no último dia 14. 

A pasta ressalta ainda que a contratação dos médicos é de responsabilidade de cada unidade hospitalar e que os pagamentos dos termos de compromisso são realizados depois que os hospitais prestam contas da sua produção e os dados são auditados, visando averiguar se as unidades cumpriram as metas pactuadas, respeitando os princípios da transparência e lisura com os recursos públicos.


Encontrou algum erro? Entre em contato