simulação no Pinheiro

Defesa Civil define data para evacuação de 20 mil moradores

Teste vai acontecer na segunda quinzena de fevereiro
Por Bruno Fernandes 18/01/2019 - 09:45

ACESSIBILIDADE

Fotos: Bruno Fernandes
Fotos: Bruno Fernandes

A Defesa Civil Estadual apresentou na manhã desta sexta-feira, 18, o plano de contingência para o bairro do Pinheiro, em Maceió, região afetada por tremores de terra em março do ano passado. A divulgação ocorreu no Palácio República dos Palmares, no Centro.

Apesar de já estar traçada uma rota de fuga para a evacuação dos moradores, o coordenador da Defesa Civil Estadual, tenente-coronel Moisés Melo, informou que “não estão trabalhando com a possibilidade de um desastre”.

“Todas as forças serão acionadas em caso de emergência através do número 193, como Corpo de Bombeiros, grupamento aéreo e o Samu, Forças Armadas, Polícia Militar, entre outros””, explicou.

O plano de contingência será ativado quando os técnicos da Defesa Civil constatarem riscos nos cenários de fissuras ou quando houver previsão meteorológica que apresente possibilidade real de ocorrência de eventos, como é o caso de chuvas a partir de 53mm.

O 59º Batalhão de Infantaria Motorizado, situado na Pitanguinha, será a base de comando da coordenação geral em caso de desastre e não mais servirá como abrigo para os moradores, como havia sido informado pelo EXTRA na última quarta-feira, 16. 

"Esperamos não chegar nesse ponto de emergência, mas se for necessário, cerca de 160 soldados do Exército serão disponibilizados para prestar apoio à Defesa Civil. Não teria como juntarmos os órgãos de coordenação com a população, como pedido pelo governador Renan Filho na última segunda-feira", explicou o tenente-coronel Cláudio Gadelha Fernandes, comandante do 59º BImtz, em entrevista ao EXTRA.

Cerca de 200 famílias já foram retiradas das áreas de risco. O governo federal já liberou verba de R$ 480 mil para o pagamento de aluguel social. Cada família prejudicada irá receber R$ 1 mil por seis meses.

Segundo a Defesa Civil, aproximadamente 20 mil pessoas estão nas áreas afetadas, sendo de alto, médio e baixo risco. 

A região conta hoje com dois sismógrafos para identificar qualquer sinal de alerta. Uma simulação de emergência será realizada no dia 23 de fevereiro, sábado a tarde, às 15h, e terá como base o Batalhão do Exército. Na simulação também serão feitos testes de pousos de helicópteros em área de risco. 

O teste deverá ser no máximo de 45 minutos, tempo suficiente para a evacuação de todos os moradores do local. O Cepa será o principal ponto de apoio. Nele serão disponibilizados hospitais móveis. Além do complexo educacional, outros 5 pontos serão utilizados, são eles: a Volkswagen Hyundai, Casa Vieira, o Terminal do Sanatório, a Praça Lucena Maranhão e a sede do Instituto do Meio Ambiente de Alagoa.


Encontrou algum erro? Entre em contato