transporte escolar

Municípios não têm realizado inspeções em ônibus, diz Detran

Por Arthur Fontes - estagiário sob supervisão da Redação 17/01/2019 - 20:36

ACESSIBILIDADE

Foto: Bruno Fernandes
Foto: Bruno Fernandes

Reunião realizada nesta quinta-feira, 17, pelo Núcleo da Educação, do Ministério Público Estadual (MPE-AL), pontuou as principais irregularidades encontradas no transporte escolar dos 102 municípios de Alagoas. 

O encontro, que contou com a participação de secretários municipais da pasta, aconteceu na sede da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), no bairro do Farol. 

Também teve a presença do promotor do Núcleo da Educação Lucas Sachsida; da promotora de justiça Maria Luísa Santos; e do representante do Detran Sérgio Adriano. 

A reunião fez parte do projeto "Transporte Legal", realizado em 2018, no qual constatou irregularidades ligadas à segurança e na documentação dos veículos utilizados para transportar alunos.

O objetivo foi mostrar os riscos que veículos irregulares podem causar aos estudantes. Segundo Lucas Sachsida, veículos que apresentam problemas não devem circular. "O gestor pode até responder por crime", alertou. 

Já a promotora de justiça Maria Luísa relatou que, no começo, a população via o projeto como forma de perseguição. "Mas só queríamos ajudar as crianças e colaborar para o bem de todos porque, na nossa visão, a segurança vem em primeiro lugar", disse.

Também foi informado na reunião que alguns municípios não têm cumprido a inspeção semestral exigida pelo Detran, o que prejudica os alunos com a perda de aulas. 

"A inspeção semestral é feita por entidades credenciadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Ela vai verificar as condições de segurança dos veículos como as partes de mecânicas, freios, pneus e suspensões. São essas questões que garantem a dirigibilidade do veículo", explicou Sérgio Adriano, representante do Detran. 


Encontrou algum erro? Entre em contato